Só com iPhone, Apple fatura mais que o Google – eis o ponto

423 0

A estimativa é que 70% do lucro da companhia venha da venda do smartphone; iPhone 5 foi apresentado ao mercado nesta quarta-feira

iPhone 5: modelo foi apresentado hoje ao mercado; só no último trimestre vendas do smartphone ultrapassaram 16 bilhões de dólares
iPhone 5: modelo foi apresentado hoje ao mercado; só no último trimestre vendas do smartphone ultrapassaram 16 bilhões de dólares

São Paulo – Depois de muita espera e especulação, o iPhone 5 foi lançado hoje pela Apple. O frenesi em torno da novidade não deixa de mostrar a dependência que a empresa tem do produto. Segundo relatório da Sanford C. Bernstein & Co., o iPhone é responsável por 70% do lucro da Apple, com as operadoras telefônicas subsidiando boa parte dos 620 dólares que a companhia recebe por cada aparelho comercializado.

Só no último trimestre, a Apple vendeu 26 milhões de iPhones, arrecadando 16,2 bilhões de dólares. Sozinho, o produto respondeu por quase 3/4 do total embolsado pela companhia no período. Para se ter uma ideia, a cifra ultrapassa em 33% o faturamento global do Google no mesmo período.

Todos por ele

Não por menos, a Apple não costuma medir esforços na sua estratégia de lançamento anual. Em 2011, o iPhone 4S chegou ao mercado mais ou menos na mesma época do ano. Ainda que o produto não fosse uma versão inteiramente nova do gadget, a empresa conseguiu emplacar a venda de um milhão de unidades na estreia do aparelho.

Agora, as expectativas permanecem altas para o iPhone 5, que surge com a missão de renovar o status de “objeto de desejo” do smartphone, garantindo a entrada de recursos para o já polpudo caixa da companhia – hoje, a Apple conta com 117 bilhões de dólares em reservas.

Na apresentação do produto, a Apple fez sua parte para alavancar o interesse do público. “O iPhone 5 é o dispositivo mais bonito que já criamos”, disse Philip Schiller, vice-presidente sênior de marketing. “Nós juntamos uma quantidade incrível de inovação e tecnologia em um dipositivo leve, fino, que mais parece uma joia”, completou.

Resta saber se os consumidores responderão à altura do apelo. O JP Morgan aposta suas fichas que sim. Em relatório, o analista Michael Feroli afirmou que as vendas do iPhone 5 podem, inclusive, acrescentar algo entre 0,25% e 0,5% ao produto interno bruto (PIB) anualizado dos Estados Unidos no quarto trimestre.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *