Saúde confirma 3 mortes por H1N1 e 34 casos suspeitos em cidades de MT

350 0

Do G1 MT

 
Mesmo com os óbitos, governo do estado descarta o surto da doença.
Os sintomas da Gripe A são semelhantes ao do resfriado comum.
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (17) pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) confirmou três mortes provocadas pelo vírus influenza H1N1, e outros 34 casos suspeitos da gripe.
As mortes aconteceram neste ano nas cidades de Cuiabá, Campo Verde e Paranatinga. Apesar do número de casos, a gerente da Vigilância Epidemiológica do Estado, Valéria Cristina da Silva, descartou o surto ou epidemia da doença em Mato Grosso.
Dos 34 casos suspeitos, conforme a Saúde, 18 foram confirmados e 16 ainda estão sob investigação. As cidades com mais casos registrados são Cuiabá, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis.
A conhecida Gripe A é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. A transmissão ocorre por meio de secreção das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos.
Segundo a Secretaria de Saúde, os sintomas são semelhantes aos do resfriado, que se caracterizam pelo comprometimento das vias aéreas superiores: tosse, rouquidão, congestão nasal, febre, mal-estar, mialgia, cefaleia.
O tratamento antiviral é importante no manejo clinico da gripe para melhoria do quadro e quebra na cadeia de transmissão, uma vez que após o uso de antiviral o individuo deixa de transmitir o vírus.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *