Mensalão: Pedro Henry é réu de MT no maior julgamento da história

347 0

De Brasília — Catarine Piccioni

 

O deputado federal mato-grossense Pedro Henry (PP), 55 anos, é um dos 38 réus do mensalão, escândalo de corrupção que marcou o governo Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e que começa a ser julgado a partir desta quinta-feira (2) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se condenado, ele deve perder o mandato, conforme a Constituição Federal. O parlamentar é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de ter participado das negociações que levaram ao repasse de pelo menos R$ 3 milhões do valerioduto para o PP e ao uso da corretora Bônus Banval para distribuir o dinheiro.

 

Henry era o líder do PP na Câmara dos Deputados quando o mensalão veio à tona. Responde por crimes de formação de quadrilha, lavagem ou ocultação de dinheiro e corrupção passiva.

O parlamentar nega ter tratado de assuntos financeiros com o PT e diz que não tinha conhecimento da origem ilegal dos valores recebidos pelo PP.

Conforme o cronograma de julgamento da ação penal 470 pelo STF, a sessão para sustentações orais da defesa do pepista está prevista para quarta-feira (dia 8).

Mandato

De acordo com o artigo 55 da Constituição Federal, parlamentares condenados criminalmente em sentença transitada em julgado devem perder o mandato.

Alvo de processo de cassação de mandato, foi absolvido em julgamento pelo plenário da Câmara em 2006. Na época, ele declarou não ter ficado satisfeito com o resultado, argumentando ter sido vítima de falsa acusação.

O destino dos 38 réus só deverá ser conhecido em meados de setembro, após o pronunciamento dos 11 ministros do Supremo.

Além da ação penal, Henry responde a uma ação de improbidade administrativa, também movida pelo MPF por conta do mensalão.

Vida pregressa

Henry também é alvo de outras ações civis públicas, sendo uma de improbidade administrativa por suposta participação na máfia das ambulâncias (esquema de desvio de dinheiro por meio de fraude em licitações para compra de unidades móveis de saúde).

Formado em medicina, o parlamentar já exerceu mandatos de deputado federal em outras legislaturas (1995-1999, PDT; 1999-2003, PSDB; 2003-2007, PPB; 2007-2011, PP). Ocupou o cargo de secretário de Saúde de Mato Grosso (2011) e foi vice-prefeito de Cáceres, MT (1993-1996, PPS). Ele é irmão de Ricardo Henry (ex-prefeito de Cáceres). Presidiu a Companhia de Saneamento do Estado de Mato Grosso (1995-1996

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *