Mato Grosso é um dos maiores produtores de Brahaman do Brasil

503 0

Olhar Direto

 
O Estado de Mato Grosso é um dos maiores produtores de gado de corte da raça Brahman, com cerca de quatro mil cabeças e rebanho tem gerado resultados positivos aos criadores.

Os benefícios de criar gado da raça Brahman são vários e têm gerado interesse de criadores de gados. “Em 20 anos todas as fazendas terão de ter um Brahaman”. A avaliação é do criador Lazaro Borges, que mantêm mil cabeças de gado em sua fazenda, localizada em Chapada dos Guimarães.

A qualidade da carne do Brahman não é inferior a nenhuma outra, mas os gastos com ele são menores quando comparado, por exemplo, com a raça Nelore. A economia no processo de criação pode chegar a 45 % quando feito o comparativo, segundo Lazaro.

Um boi da raça Nelore de 36 meses (3 anos), que ficaria 28 meses na fazenda, teria um gasto em média de R$ 420 com pasto. A raça Brahaman de 24 meses (2 anos), sendo 16 meses no pasto, teria uma despesa de R$ 240.

Com a chuva em maio e junho, que não é comum nesta época do ano em Mato Grosso, tem diminuído os gastos dos criadores. O ideal, segundo Lazaro Borges, que cria gado há nove anos, é criar o animal em pasto. “O objetivo não é criar o Brahaman em baias, o ideal é o gado comer capim”.

Como o ideal é criar o gado solto no pasto, as chuvas fora de época no Estado têm surpreendido até quem lida com o seguimento. “Nunca vi um ano que chovesse em maio e junho como choveu este ano. Isso é muito importante, porque se a gente [criadores] conseguisse ter pasto verde o ano todo, a produtividade do rebanho seria muito superior”, detalhou Lazaro.

O abatimento da raça Brahaman acontecia em torno de três anos. A nova meta dos produtores, inclusive do grupo Lazaro Ramos, é diminuir para 24 e 18 meses. Os maiores produtores da raça Brahman em Mato Grosso são dos grupos Ovídio de Brito, IMA e Lazaro Borges, respectivamente.

Com criação do Brahaman na fazenda Nossa Senhora de Fátima, localizada em Chapada dos Guimarães, Lazaro conta com uma média de 2,5 animais por hectare. “A grande vantagem do Brahman é o cruzamento industrial. Além de não ter problemas com parasitas, carrapatos ou moscas. É um animal que suporta todas as dificuldades”, disse o criador.

Para que se mantenha de dois a três gados por hectares, Lazaro Borges precisou adubar 200 hectares da fazenda Nossa Senhora de Fátima, que conta com 900 hectares no total. Das mil cabeças de Brahaman da propriedade do criador, metade são puras.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *