Mato Grosso divulga dados da dengue de 1º de janeiro a 19 de julho de 2012

333 0

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) divulga dados da dengue referentes ao período de 1º de janeiro a 19 de julho de 2012. A notificação de casos de dengue no período é de 32.629. Desse total, 111 foram notificados como casos graves de dengue. Ate o momento existem 15 óbitos, sendo 12 confirmados e 03 em investigação.
Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, tem a notificação de 10.022 casos de dengue, sendo 51 de casos graves. Em Várzea Grande a notificação é de 2.012 casos de dengue, sendo 27 de casos graves. Em Sinop a notificação é de 4.176 casos, sendo 6 casos graves e em Rondonópolis, a notificação é de 1.074 casos da doença, sendo 01 caso grave.
As notificações de casos de dengue em Mato Grosso de 1º de janeiro a 19 de julho de 2011 foram de 7.577 casos, sendo que Cuiabá notificou 1.058, Várzea Grande notificou 290 casos, Sinop notificou 1.335 casos e Rondonópolis 290 casos. Em 2012 as notificações neste mesmo período são de 32.629 casos de dengue, em todo o Estado.
Os municípios que registraram óbitos foram: Cuiabá 05 óbitos confirmados, Sinop 03 casos confirmados, Aripuanã 01 óbito confirmado, Sorriso 01 óbito confirmado e Tangará da Serra 01 óbito confirmado, Nortelândia 01 óbito confirmado, Campo Novo dos Parecis 01 óbito em investigação, Jaciara 01 óbito em investigação, Várzea Grande 01 óbito em investigação.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A SES/MT continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.

Ações:
O Estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A Ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da Dengue circula nestes demais polos de Saúde. O MT Laboratório está equipado e preparado para ação que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da Dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).
Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4, foram Várzea Grande, Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres).
Fonte: Secretária de Estado de Saúde.
Colaboração: Dra. Tatiane Cristina Ferri

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *