Inovações vão muito além dos softwares

261 0
DSC_0088 [800x600]
Prefeito Fabio em reunião com secretário, representantes do SEBRAE e UFMT

 

Desde que a informática passou a ser uma das principais ferramentas de trabalho e os computadores pessoais ocuparam os lares e as mesas dos ambientes corporativos, a ideia de inovação tecnológica passou a ser associada a softwares superavançados, automação e sistemas capazes de resolver todos os problemas com o menor tempo e esforço possíveis.

Mas o conceito de inovação tecnológica vai além e pode estar em ações mais simples. De acordo com gerente de Unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do SEBRAE-MT, Eliane Ribeiro Chaves, ele pode ser aplicado a questões gerenciais e administrativas, a uma nova forma de vender o produto e a novas metodologias de trabalho.

Como exemplo, ela citou o caso de um empresário dono de uma oficina mecânica. Percebendo que a clientela feminina era pequena, ele se especializou no atendimento às mulheres e investiu na parceria com um salão de beleza. Com isso ele conseguiu criar um novo nicho de mercado, aumentando o faturamento da empresa.

Eliane é realista ao afirmar que a inovação tecnológica ainda caminha a passos lentos em Mato Grosso, mas acredita que o Estado possa crescer no setor. No entanto, ela ressalta que esse crescimento pode ser prejudicado pela falta de orientação adequada e de suporte técnico. Esse apoio, Eliane salienta que pode ser encontrado nas incubadoras e no próprio SEBRAE.

“O SEBRAE apoia as incubadoras empresariais, incentivando o surgimento de ideias com inovação tecnológica, porque nem sempre boas ideias se transformam em bons negócios e as incubadoras nasceram para alavancar bons projetos”, destacou.

Na última semana, a busca por ideias e projetos inovadores em Campo Verde foi debatida durante uma reunião com o prefeito Fábio Schroeter e com o secretário de Planejamento Luiz Fernando Guerreiro, que contou também com a presença de Eliane Ribeiro Chaves, da gestora de Projetos do SEBRAE Edcleide Nobre, do presidente da ARCA Multi-incubadora da Universidade Federal de Mato Grosso Wilson Luconi e do consultor de Incubadoras Washington Fernando da Silva.

Segundo Eliane, o SEBRAE quer implantar em Mato Grosso projetos de excelência em gestão, usando para isso, as incubadoras instaladas no Estado e disponibilizando competência técnica. “Senão o propósito não será alcançado”, observou.

Campo Verde – Em Campo Verde, a Incubadora Sucesso, inaugurada em 2010, está prospectando novos projetos e, de acordo com a coordenadora Maria Clara Scacchetti, os empreendedores podem obter maiores informações no próprio órgão ou através do telefone (66) 3419-3687.

De acordo com o prefeito Fabio Schroeter, a intenção da Administração Municipal é fazer com que a Incubadora Sucesso possa apresentar resultados eficientes, que contribuam com o desenvolvimento de Campo Verde. “No que depender de nós, vamos dar todo apoio”, frisou. “Até porque precisamos das uma nova visão do Município, diversificando nossa economia”, completou.

Valmir Faria

Supervisor de Comunicação

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *