Deputado Brunetto é multado por desmatar área

252 0

Do: Diario de Cuiabá

O deputado estadual Ademir Brunetto (PT) foi condenado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) a pagar multa de R$ 122,3 mil por prática de crime ambiental. Ele é acusado de ter derrubado em 2006 uma área de floresta de 122,3 hectares, localizada na fazenda Santa Maria, de sua propriedade, sem autorização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Por duas vezes o parlamentar tentou recorrer da decisão com o argumento de que a infração havia sido cometida há mais de cinco anos, mas não obteve êxito. Na decisão mais recente, publicada no Diário Oficial ontem (5), os membros do conselho acolheram o voto do relator do processo, Lindemberg Gomes de Lima, e mantiveram a decisão anterior.

Outro lado – Ademir Brunetto admitiu ter desmatado a área para criação de gado de corte. No entanto, culpou a Sema pela ausência do licenciamento ambiental. “Eu só não tenho o licenciamento porque a Sema não funciona. Os processos ficam lá e não andam. Na hora de trabalhar, eles não trabalham, mas, para punir, eles são bons. Quantos produtores do Estado também não têm o licenciamento?”.

O deputado afirmou ainda que dispõe de um Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) e de autorização do Ibama para desmate, além de protocolo que comprova a solicitação do licenciamento à Sema.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *