Clima: EUA têm início de ano mais quente da história

276 0
Calor castiga fazenda em Oakland City, no estado de Indiana, dia 15 de agosto (Saul Loeb/AFP)

France Press

 
País registrou seus primeiros oito meses mais quentes desde que as medições começaram, em 1895, anunciou a Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica
Os primeiros oito meses de 2012 foram os mais quentes da história dos Estados Unidos, comparados com o mesmo período desde 1895, quando as medições foram iniciadas. A Administração Nacional Oceanográfica e Atmosférica dos Estados Unidos afirmou nesta segunda-feira que a temperatura média de janeiro a agosto deste ano foi de 14,8 ºC (58,7 ºF), batendo o recorde de 2006 e ficando 2,2 ºC (4,0 graus F) acima da média de todo o século 20.
Apenas o estado de Washington, no noroeste do Pacífico, teve temperaturas próximas à sua média, apesar de, como a maioria do país, sofrer com um clima mais seco que o habitual, segundo a agência. Os últimos 15 meses registraram temperaturas acima da média, algo que nunca havia sido registrado antes.
Além disso, o verão de 2012 foi o terceiro mais quente na história do país. Em agosto, a temperatura média nos Estados Unidos (excetuando os estados do Alasca e Havaí) foi de 23,6 ºC (74,4 ºF). Acima da média do século 20, foi o 16º mês de agosto mais quente, de acordo com os registros. E não foi somente o verão que foi quente: o inverno e a primavera também ficaram entre os cinco mais quentes da história.
O planeta apresentou uma série de temperaturas recordes na última década. Os cientistas as atribuem à mudança climática derivada da produção industrial de dióxido de carbono, que causou aumento das temperaturas, além de uma maior frequência de desastres naturais.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *