Cia Cena Onze de Teatro comemora seus 30 anos com exposição no Cine Teatro Cuiabá

903 0

Mais do que celebrar 30 anos de história, a Cia Cena Onze de Teatro vai relembrar sua atuação no fomento à cultura e no trabalho em prol da assistência social, com uma exposição, no Cine Teatro Cuiabá, de 04 a 22 de dezembro, trazendo ao público um resgate de todos os trabalhos já apresentados pelo grupo, gerando uma criação inovadora, de grande qualidade técnica e artística. Para abrir a mostra, um sarau com artistas convidados será apresentado às 19h do dia 04.


Nesses quase 20 dias de exposição, o visitante poderá conhecer toda a trajetória da Companhia de Teatro ao longo das 3 décadas de atuação, formando dezenas de atores e ministrando cursos de teatro. Atualmente, administra o Cine Teatro Cuiabá (CTC), via contrato de gestão compartilhada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado, Cultura e Lazer (Secel).
Além do entretenimento, a exposição é uma grande homenagem a todos que se dedicam às artes cênicas, com questionamentos e reflexões importantes para a sociedade, mas em especial para aqueles que integram o grupo, que cresce e se renova com diferentes componentes e atores, que vão chegando a cada ano, por meio dos cursos realizados.
Nascida diante das necessidades de ações culturais voltadas para as comunidades carentes em Mato Grosso, a Cia Cena Onze de Teatro promove cursos de formação teatral, dança, circo, artesanato, pintura, palestras com foco na prevenção ao uso de álcool e outras drogas, uso sustentável dos recursos naturais, reciclagem, ecologia e educação para o trânsito.
Segundo o diretor da companhia, Flávio Ferreira, resgatar a dignidade do ser humano é um dos objetivos da instituição. “Para isso, utilizamos a arte como ferramenta da arte-educação e de enfrentamento ao uso de álcool e drogas para ajudar a elevar a autoestima das pessoas em situação de vulnerabilidade social. A arte resgata o que temos de melhor”, explica.
Além disso, o grupo realiza inclusão das comunidades carentes e do Centros de Convivência, Centros Comunitários, Aterro Sanitário (Lixão), Escolas públicas, Casas Abrigo, Comunidades Terapêuticas, Aldeia Xavante, entre outros.
O diretor complementa dizendo que as ações na área cultural são um aprimoramento do que já vem sendo feito com os alunos. “No decorrer dos anos montamos alguns trabalhos e sempre no final do trimestre, fazemos um espetáculo de encerramento de curso para mostrar o resultado”, detalha o diretor.
Vera Capilé, Caio Matoso, Eduardo Mahon, Marília Beatriz e Luciene Carvalho estão entre os artistas convidados para o sarau de abertura do evento, que contará também com apresentações de artistas que compõem a Companhia atualmente e alguns que já fizeram parte do grupo em anos anteriores. Haverá também uma exposição coletiva com os renomados artistas plásticos Adir Sodré, Adriana Milano, Adriano Figueiredo, Babu 78, Carlos Pina,  Clóvis Irigaray, Rai Reis, Ruth Abernaz, Vera e Zuleika, Vicente Paulo e Zeilton Matos.
A mostra fica em cartaz até o dia 22 de dezembro no foyer do Cine Teatro Cuiabá, das 08h às 18h.
Serviço
O que: Exposição “Cena Onze 30 Anos”
Data: de 04 a 22 de dezembro, das 08 às 18h
Local: Cine Teatro Cuiabá

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *