Produtores comemoram produtividade de até 85 sacas de soja por hectare

451 0

Assessoria
A safra 2011/2012 está chegando ao fim e com ela os resultados de produção. Em um ano com produtividades menores que na safra passada, alguns produtores que plantam soja em terras mato-grossenses comemoram a colheita de cultivares. Eles conseguiram obter excelentes resultados com o cultivo de variedades de soja da Tropical Melhoramento & Genética (TMG).

O destaque é para a TMG 132 RR, que há mais de duas safras é a cultivar mais plantada em Mato Grosso. Resistência à nematoide de cisto é uma das principais características desta cultivar. No estado há registro de alta ocorrência de nematoides. Estima-se que 80% das áreas cultivadas estão infestadas.

“Produtor que não quer ter prejuízos com nematoides deve procurar utilizar cultivares de soja com resistência aos principais nematoides: cisto e pratylenchus”, alerta o supervisor de Desenvolvimento de Mercado da TMG, Adalberto Basso.

Além da resistência ao nematoide de cisto, a TMG 132 RR tem ampla adaptação podendo ser cultivada em diversas regiões do Brasil. Sua arquitetura facilita o controle de pragas e doenças. Estes fatores auxiliam para obtenção de altíssimos rendimentos.

Um dos que investem nas tecnologias disponibilizadas pela TMG plantando as cultivares da empresa é o produtor Domingos Sávio Xavier, da região Sul do Estado. Na área cultivada com a TMG 132 RR a produtividade foi de 85 sacos (sc) por hectare (ha).

Marisa Rietjens, produtora da região de Itiquira, faz parte dos que estão satisfeitos com o desempenho da cultivar que ocupa o primeiro lugar no ranking dos materiais geneticamente modificados. O rendimento da TMG 132 RR numa área de 205 hectares alcançou 75,5 sc/ha.

O Grupo Bom Futuro também comemora os bons resultados das cultivares TMG. Suas lavouras estão distribuídas em várias regiões do Estado. Em uma das cultivadas no município de Campo Verde, com 620 hectares, a produtividade da TMG 132 RR foi de 71,30 sc/ha.

No portfólio da TMG há outras cultivares resistentes a outros tipos de nematoides. Mais informações podem ser obtidas no site www.tmg.agr.br

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *