Wladimir Putin toma posse novamente na Russia

286 0

 

Líder russo volta a assumir a presidência, após dois mandatos entre 2000 e 2008. No domingo, houve novos protestos da oposição
 
Vladimir Putin prestou nesta segunda-feira juramento sobre a Constituição, tornando-se novamente presidente da Rússia para um terceiro mandato, quatro anos depois de ter que abandonar o cargo para ocupar o de primeiro-ministro.

“Juro como presidente da Federação da Rússia respeitar os direitos e as liberdades do povo e do cidadão”, declarou Putin em uma cerimônia no Kremlin.

A cerimônia começou às 7h30 GMT (4h30 de Brasília) com a entrada de soldados em uniforme de gala levando as bandeiras da Rússia e da presidência.

Mandato

Putin foi eleito com 64% dos votos em março passado para um mandato de seis anos. Havia deixado a presidência em 2008 para ocupar o cargo de primeiro-ministro já que, conforme a Constituição, não poderia exercer um terceiro mandato consecutivo.

A volta de Putin ao Kremlin ocorre em meio a tensões com a oposição. Na véspera, agentes antidistúrbios detiveram mais de 400 manifestantes, entre os quais se encontravam o blogueiro anticorrupção Alexei Navalny, o liberal Boris Nemtsov e o líder da Frente de Esquerda Serguei Udaltsov, indicou a polícia, citada pela Itar-Tass.
 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *