Vereadores em visita ao Hospital São Camilo, detectam vários problemas

408 0
Vereadores são recebidos pela enfermeira Fábia
Vereadores são recebidos pela enfermeira Fábia

 

Nesta última sexta feira, dia 22, um grupo de 04 vereadores , José Humberto, Gessy, Clébinho e Juscelino, fizeram uma visita ao Hospital São Camilo, acompanhados do diretor do hospital, Sr. Elói e da gerente de enfermagem, Sra. Fábia.

Diante dos últimos problemas ocorridos lá, entre greve de médicos, impasse no convênio com a prefeitura, reclamações no atendimento, os vereadores decidiram pela visita in loco, e acompanhar também o andamento das obras de ampliação.

Eles foram recebidos pelo Dr. Diego, que se encontrava de plantão, que expôs algumas das dificuldades encontradas no hospital, citou como exemplo os PSF’s, que não atendem adequadamente, pois se encontram sem médicos, o Centro de Especialidade Médica também estava sem médicos, foi mostrado um relatório feito pelo Sr. Fabricio, onde constava as deficiências de todos os PSF’s do município, na sua maioria eram falta de médicos e vagas lotadas.

Diante do atendimento precário nos PSF’s, a população acaba por vir ao hospital, acarretando assim uma demanda maior que o esperado. Dr. Diego informou que alguns procedimentos básicos poderiam ser efetuados nos PSF’s, sem a necessidade de se ir ao hospital, como exemplo: a aplicação de soro, procedimento simples.

No relatório consta também, que a partir das 10:30 hs, já não há mais médicos nos PSF’s, e às 16:00 hs. ocorre o mesmo.

Toda essa deficiência faz com que a população procure o hospital São Camilo nos atendimentos.

O diretor, Sr. Elói, informou aos vereadores, que os equipamentos que o hospital possui, são antigos, alguns já necessitariam ser trocados por equipamentos de nova geração. O hospital conta hoje com 28 leitos ativos e 04 leitos virtuais.

O hospital atualmente tem uma deficiência de:  lençóis, colchões, camas e aparelhos.

Os vereadores foram então, visitar as obras de ampliação, onde tiveram uma surpresa maior ainda: a parte que está sendo erguida, já apresenta vários problemas estruturais, antes mesmo de a obra ser entregue.

Os vereadores puderam constatar várias rachaduras, inclusive na sala 01 do Centro Cirúrgico, várias infiltrações e paredes mofadas, pisos com material de baixa qualidade, salas construídas sem nenhuma ventilação e iluminação natural, onde o mofo já começa a tomar conta.

Enfim, os vereadores se surpreenderam com tantos problemas estruturais em uma única obra, existem erros de projeto, como por exemplo: Um banheiro masculino, onde será a recepção, ocorre que a porta de entrada do banheiro está com uma porta de 0,80 cm. de largura, e dentro do banheiro, existe um acesso a privada para deficiente físico com uma porta de 0,90 cm. de largura, para acessá-la o deficiente terá que passar pela porta mais estreita na entrada.

Foi constatada na visita, a utilização de materiais usados como: Portas enferrujadas, torneiras usadas, e materiais de baixa qualidade.

Em conversa com o Sr. João Delfino, mestre de obras, os vereadores descobriram na obra, a falta de: Calhas, Rufos e Pingadeiras, o que acarretou o grande número de infiltrações na obra, a maioria das salas e escritórios, já contém mofo e bolor, por conta disto o cheiro é forte nestes locais.

Informamos que a planta da obra é assinada pelo Engº Arno Schlosser.

No projeto, também não houve a preocupação de canalizar os gazes, as trocas de cilindros ainda são efetuadas pelas técnicas de enfermagem.

No caso de Centro Cirúrgico, o caso é mais grave, pois a sala onde se encontram o material estéril, também contém infiltrações e mofo, e este material não pode ser contaminado em hipótese alguma. Este fato ocorre também na sala de parto normal, o que é mais grave, pois quando está se ocorrendo um parto, o mofo e o odor exalado, acabam por contaminar o ar com bactérias, fungos, ácaros, o que pode acarretar também uma infecção hospitalar.

O município possui 05 ambulâncias, porém nem todas estão trabalhando normalmente:

–  Fiat Ducato:  Está na Secretaria de Obras, faltando peças, em parte desmontada

–  Peugeot Boxer: Está trabalhando, mas com a suspensão avariada, não pode fazer viagens longas

–  Fiat Doblô: Está trabalhando normalmente

–  Renault:  Está em bom estado, foi adquirida recentemente, é uma ambulância nova

–  UTI Móvel Renault:  Esta foi desmontada e transformada em ambulância comum, foram

retirados os equipamentos: Desfibrilador, Ventilador, Monitor e outros.

A situação da UTI Móvel, requer atenção, pois este veículo foi adquirido para atender as necessidades do município em casos urgentes, em que pacientes necessitam ser transportados com acompanhamento de aparelhos específicos. Uma vez que ela foi desmontada, e está sendo usada com veículo comum, inclusive na zona rural, a chance deste veículo ser conservado e reequipado, e voltar a ser uma UTI Móvel, se tornam remotas.

Funcionários do hospital, que não quiseram se identificar, informaram que os problemas estão longe de acabar, existem médicos insatisfeitos, distorções salariais, e as obras com todos os problemas, não tem data para acabar, e dizem que quando acabar, não ficará 100 %, pois o material utilizado não é de boa qualidade.

Galeria de fotos:

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *