Polícia do Rio vai investigar caso de racismo contra a atriz Taís Araújo

205 0
*Taís Araújo recebe comentários racistas em página no Facebook
*Taís Araújo recebe comentários racistas em página no Facebook

 

A Polícia Civil do Rio de Janeiro vai investigar a denúncia de racismo contra a atriz Taís Araújo. Na noite deste sábado (31), uma foto publicada em seu perfil no Facebook recebeu diversos comentários chamando-a de “macaca”, “criola”, “cabelo de esfregão”, entre outras ofensas.
Após tomar conhecimento do episódio, a polícia determinou que um inquérito seja instaurado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) do Rio.
Segundo o diretor do Departamento Geral de Polícia Especializada (DGPE), Ronaldo Oliveira, a identidade dos autores —a maioria, portadores de perfis falsos— será investigada, e eles serão intimados a depor. A atriz também deve ser ouvida.
Neste domingo (1°), ela fez um desabafo em sua página oficial: “É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários.”
A Polícia Federal afirma que ainda não foi acionada.
O episódio gerou comoção nas redes sociais, e a hashtag #SomosTodosTaisAraujo tornou-se uma das mais populares no Twitter. Após a polêmica, a maioria das postagens racistas foi apagada.
Abaixo, o texto completo postado por Taís Araújo
*
“É muito chato, em 2015, ainda ter que falar sobre isso, mas não podemos nos calar: na última noite, recebi uma série de ataques racistas na minha página. Absolutamente tudo está registrado e será enviado à polícia federal. E eu não vou apagar nenhum desses comentários.
Faço questão que todos sintam o mesmo que senti: a vergonha de ainda ter gente covarde e pequena nesse país, além do sentimento de pena dessa gente tão pobre de espírito. Não vou me intimidar, tampouco abaixar a cabeça. Sigo o que sei fazer de melhor: trabalhar. Se a minha imagem ou a imagem da minha família te incomoda, o problema é exclusivamente seu!
Por ironia do destino ou não, isso ocorreu no momento em que eu estava no palco do Teatro Faap com O Topo da Montanha, um texto sobre ninguém menos que Martin Luther King e que fala justamente sobre afeto, tolerância e igualdade. Aproveito pra convidar você, pequeno covarde, a ver e ouvir o que temos a dizer. Acho que você está mesmo precisando ouvir algumas coisinhas sobre amor.
Agradeço aos milhares que vieram dar apoio, denunciaram comigo esses perfis e mostraram ao mundo que qualquer forma de preconceito é cafona e criminosa. E quero que esse episódio sirva de exemplo: sempre que você encontrar qualquer forma de discriminação, denuncie. Não se cale, mostre que você não tem vergonha de ser o que é e continue incomodando os covardes. Só assim vamos construir um Brasil mais civilizado.
A minha única resposta pra isso é o amor!”

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *