Publicado em : 20/08/12

Maçonaria não é o que dizem: 20 de Agosto, Dia do Maçom

Embora tenha seus segredos, entidade não é uma sociedade secreta Dia 20 de agosto comemora- se o Dia do Maçom, esse grande construtor social.

Fala-se muito sobre a Maçonaria. Uns poucos falam mal, mas a maioria fala bem. Esses poucos que falam mal, olham a instituição com um certo grau de desconfiança. Dizem até que é uma seita, outros alegam, que trata-se de bruxaria, que é uma sociedade secreta, que não acredita em um ‘Ser Superior‘.

Fala-se que a Igreja Católica ainda combate a Maçonaria e discrimina os maçons e seus familiares.

A verdade é que fala-se pouco sobre a verdadeira história da Maçonaria. Sobre a sua fundamental contribuição para o desenvolvimento político e social da humanidade e para a liberdade dos indivíduos e das nações.

Fala-se pouco sobre o seu trabalho, tendo como lema a liberdade, a igualdade e a fraternidade. Muitos criticam a maçonaria, porém confessam que nunca leram nada sobre essa vlorosa e inigualável organização. Criticam por ouvir dizer assim é a Maçonaria.

Os néscios que não a conhecem, preferem difamá-la e se recusam a reconhecer os inúmeros bens que ela faz, e os seus grandes feitos.

A Maçonaria sempre foi atacada e sempre procurou manter silêncio, sem polemizar. Mas é oportuno esclarecer que a maçonaria não está mais excomungada e muito menos os maçons.

O Código de Direito Canônico, atualmente em vigor, pelo Cânon 1.374 retirou a ‘excomunhão automática‘. Por isso, pode o maçom ser cristão livremente.

Não é verdade que a igreja atual combate a Maçonaria. Não há incompatibilidade entre a Maçonaria e a fé cristã.

A excomunhão foi um problema político e nunca religioso. A Maçonaria congrega em seu seio membros de todas as religiões, desde que acreditem em Deus, pois este é o princípio do saber.

Outro questionamento é: por que as mulheres não podem fazer parte da maçonaria?

Realmente, a maçonaria não tem nos seus quadros, mulheres como membros. Mas isso não significa preconceito contra elas.

A resposta está nas palavras de Salomão, o idealizador da maçonaria; e o homem mais sábio da Terra: ‘Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com suas mãos‘ (Provérbio 14.1), e foi além: ‘Quem encontra uma esposa, encontra a felicidade, e alcança a benevolência do Senhor‘ (Provérbio 18:22).

Na construção do Templo de Salomão, em que pese ao alto conceito que o Rei fazia da mulher, elas não foram recrutadas para trabalharem naquela edificação, por ser um serviço totalmente impróprio.

Tanto é verdade que, até hoje raramente se encontra uma mulher que tenha como profissão o trabalho de pedreiro. À mulher é dada a palavra final ao candidato à maçonaria, pois necessita do aval de sua esposa, e se solteiro, da autorização de sua mãe.

A família é a célula-mater da sociedade e este conceito é reconhecido por toda a maçonaria.

Por isso, a Maçonaria, que é uma instituição muito tradicional e conservadora, guarda aquela tradição milenar até hoje, tal como nos primórdios, e não tem mulheres em seus quadros, como membros.

Dr. Otacilio Peron

Não é uma sociedade secreta, pois tem seus estatutos publicados e registrados em cartórios públicos, a loja maçônica é sempre em endereço conhecido, com placa identificadora e os maçons são conhecidos.

Embora tenha seus segredos, como qualquer outra entidade, e não poderia ser diferente, está longe de ser rotulada como uma sociedade secreta.

Mas hoje, como se comemora o Dia do Maçom, não poderíamos deixar de exaltar alguns dos maiores feitos, onde a maçonaria teve papel fundamental, como por exemplo: na Independência do Brasil; na Abolição da Escravatura; e na Proclamação da República.

O verdadeiro maçom é aquele que pratica o bem e leva a sua solidariedade aos infelizes.

O verdadeiro maçom repele o egoísmo e a imoralidade, pois um adepto dessa Arte Real se  dedica plenamente à felicidade de seus semelhantes, não porque a razão ou a justiça lhes imponha esse dever, mas porque esse sentimento de solidariedade é inato que o fez filho de Deus e irmão de todos os homens cumpridores da Lei do Amor Universal.

A Maçonaria é perfeita, imperfeitos são alguns dos seus obreiros.

Parabéns, portanto, neste ‘Dia do Maçom‘, e nossas justas homenagens a todos os Obreiros da Arte Real.

Por Otacílio Peron, advogado em Mato Grosso.

Deixe um comentário

Current day month ye@r *

Sobre autor

Digite seu endereço de e-mail para assinar este Site e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Maçonaria não é o que dizem: 20 de Agosto, Dia do Maçom