Fim de uma era: emissoras preparam troca de helicópteros por drones

769 0

globocop-670x330Está chegando ao fim a época em que o Águia Dourada, o Globocop, entre outros famosos helicópteros sobrevoam os céus de São Paulo e outras capitais com repórteres à bordo narrando os principais furos jornalísticos.

Emissoras importantes como Record, Globo, RedeTV, Band e até o SBT têm investido na aquisição e treinamento de profissionais para operar drones, veículos aéreos não tripulados. O equipamento já foi utilizado pelo jornalismo impresso, quando a Folha de S. Paulo colocou um desses robôs no ar para gravar as manifestações de julho em São Paulo. O resultado parece ter agradado os diretores de jornalismo dos canais de televisão.

Mais baratos que um helicóptero, o preço dos drones variam de 15 mil reais a até 100 mil reais. De acordo coma  colunista Keila Jimenez, a Record e a RedeTV! são as duas emissoras que já possuem o equipamento, enquanto SBT e Band têm locado o aparelho com empresas especializada. Já a Globo, está estudando implementar a tecnologia.

Para além do preço, os drones têm ainda a vantagem de serem mais leves e menores, podendo fazer imagens aéreas e transmiti-las via internet ao vivo, podendo se aproximar e até entrar em lugares onde um helicóptero não pode por questões de segurança (no caso a segurança acaba sendo só do investimento no equipamento mesmo).

As emissoras aguardam ainda a regulamentação da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), que fiscaliza o setor, para colocar seus robôs no ar. Esperamos que o comandante Hamilton tenha feito um pé de meia para sua aposentadoria nesse meio tempo.

Por: Cleyton Santos

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *