UFMT de Sinop realiza I Simpósio Mato-Grossense de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão

71 0

A partir do mês de maio, a cada dois anos, o estado considerado o maior produtor agrícola do país vai receber o Simpósio Mato-Grossense de Mecanização Agrícola e Agricultura de Precisão (SIMAP). Um evento dedicado a produtores rurais, prestadores de serviços, empresários, estudantes de cursos das ciências agrárias e demais profissionais ligados ao setor, que contará com a parceria da AgroBravo.
O objetivo do SIMAP é proporcionar um ambiente de troca de experiências e divulgação de informações entre as diferentes instituições envolvidas no sistema de produção agrícola, visando o fortalecimento de toda cadeia. Muitas dessas experiências que serão levadas ao evento são baseadas em pesquisas conduzidas na região em ambiente acadêmico e que trazem soluções para alguns problemas característicos, expondo algumas falhas e a falta de aproveitamento de informações importantes que poderiam levar ao aumento de produtividade. “Este cenário motiva nosso grupo a desenvolver várias frentes de trabalho na região com intuito de contribuir para o avanço da Agricultura de Precisão. Trabalhos que, apesar de recentes e com recursos financeiros e infraestrutura bastante limitados, já vem apresentando resultados promissores desde o desenvolvimento de equipamentos até mesmo algoritmos e ferramentas computacionais aplicados à Agricultura de Precisão”, explica o professor Rodrigo Zandonadi, um dos organizadores do I SIMAP.
Na primeira edição deste evento, o público vai poder acompanhar palestras com renomados interlocutores e debates entre os palestrantes, produtores rurais e demais profissionais convidados. Espalhadas em estandes, as empresas também irão expor seus produtos e serviços ao público participante e, na manhã do dia 25 de maio, haverá uma dinâmica de campo. O espaço também terá publicação de trabalhos científicos, para que pesquisadores e estudantes possam divulgar suas pesquisas e um momento cultural em homenagem ao agricultor brasileiro. O professor Diego Fiorese, outro membro organizador relata: “Em resumo, o público pode esperar muita informação de alta qualidade, troca de experiências e interatividade, repassados em dois dias de evento”.
As inscrições poderão ser realizadas pela internet acessando nossa página online em: lapmec.com.br/simap. Basta preencher os campos e se cadastrar. A partir do dia 19 de maio, as inscrições somente poderão ser realizadas no local do evento, de acordo com a disponibilidade. Serão cobradas taxas de inscrição com valores acessíveis e também com taxas diferenciadas para quem se inscrever até o dia 26 de abril de 2018.