Treinamento do SENAR-MT auxilia produtor na gestão do maquinário agrícola

213 0
Rafael Manzutti
Rafael Manzutti

Planejar as operações com máquinas e implementos agrícolas dentro da propriedade rural auxilia o produtor na melhor gestão da produção de grãos. E para auxilia-los neste processo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) conta com o treinamento “Gestão de sistemas mecanizados”.

O treinamento foi formatado neste ano e tem carga horária de 16 horas. Para participar, o interessado deve ter idade mínima de 18 anos e ser alfabetizado.

Segundo o instrutor credenciado ao SENAR-MT, Carlos Danielli, os equipamentos e implementos agrícolas podem representar, dependendo da cultura, de 20% a 40% do custo de produção. “Portanto é um ponto estratégico para melhoria na rentabilidade. No treinamento, o participante pode aprender como planejar estas operações com o maquinário de maneira eficiente”.

O conteúdo do treinamento conta com noções de dimensionamento de conjuntos mecanizados; conceito dos principais indicadores operacionais: escalonamento das operações, ritmo e capacidade operacional; eficiência gerencial do maquinário; custo da operação (ou sistema); dimensionamento – aspectos operacionais e econômicos; custos: fixos, variáveis, totais e de produção; análises de sensibilidade e cenários; impacto no sistema de produção; ferramentas dinâmicas utilizando Excel; indicadores técnicos e econômicos e gerenciamento de dados no controle do processo produtivo.

O treinamento pode ser demandando pelos Sindicatos Rurais de Mato Grosso para realização ainda neste ano. Para participar, o interessado deve procurar o Sindicato Rural do seu município e saber se há vagas e turmas disponíveis.

O SENAR-MT faz parte de um conjunto de entidades que forma o Sistema Famato. Essas entidades dão suporte para o desenvolvimento sustentável do agronegócio e representam os interesses dos produtores rurais do Estado. É formado ainda pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), pelo Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) e pelos 89 Sindicatos Rurais do Estado. O SENAR está nas redes sociais, acompanhe no Facebook, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso Blog.
Fonte: GECOM SENAR-MT

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *