Termina nesta sexta prazo para renovação de contratos do Fies

60 0

Do: Estadão Conteúdo

© Sérgio Castro/Estadão Estudantes com contratos de Financiamento Estudantil (Fies) atrasados agora poderão renegociar a dívida

SÃO PAULO – Estudantes universitários que adquiriram empréstimos por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2018 devem ficar atentos, pois o prazo para a renovação dos contratos acaba nesta sexta-feira, 23. Não haverá prorrogação, de acordo com o Ministério da Educação. Devem fazer o aditamento pelo sistema SisFies os estudantes que contrataram o financiamento até 31 de dezembro de 2017, destacou a pasta.

O prazo já foi estendido, pois originalmente seria encerrado em 16 de novembro. “Em virtude do feriado do dia 15 de novembro, decidimos dar mais prazo para que todos consigam concluir o processo de aditamento no sistema”, afirmou o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação que gerencia o Fies, Silvio Pinheiro.

Os estudantes que aderiram ao Novo Fies e contrataram o financiamento em 2018 devem seguir o cronograma da Caixa Econômica Federal, que, conforme a Lei nº 13.530, de 7 de dezembro de 2017, é o agente operador de sistema. Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre, lembrou o ministério. A pasta estima que cerca de 890 mil contratos devem ser renovados através do SisFies no segundo semestre de 2018.

O pedido de aditamento é inicialmente feito pelas instituições de ensino superior para depois as informações serem validadas pelos estudantes. Caso o aditamento tenha alguma alteração nas cláusulas contratuais, o estudante precisa levar a nova documentação ao Banco do Brasil ou à Caixa Econômica Federal para finalizar a renovação, explicou o ministério. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Holler Box
Holler Box