TCE/MT realiza em Campo Verde Projeto “Incentivo ao acesso à informação e à consciência cidadã”

394 0

 

 

Na próxima terça-feira (23), o Tribunal de Contas de Mato Grosso realiza em Campo Verde o projeto “Incentivo ao acesso à informação e à Consciência Cidadã”. O evento, voltado aos conselheiros municipais e às lideranças políticas, será realizado no Centro de Atendimento ao Idoso Beno Johnner, das 18h00 às 22h00.

O objetivo é reforçar nos conselheiros a força que os conselhos têm junto à administração municipal e sedimentar, não apenas nos integrantes desses conselhos, mas em toda a população, a importância do acesso às informações para que se possa saber o que está sendo feito pelo Poder Público e propor novas ações.

Dentro da programação do Projeto “Incentivo ao acesso à informação e à consciência cidadã” está a apresentação do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que será feita Naíse Campos Silva Freire, secretária executiva da Ouvidoria Geral do TCE/MT.

Também serão ministradas as palestras “Os conselhos políticos enquanto instrumento de controle social e participação democrática”, por Cassya Vuolo, secretária de Articulação Institucional e desenvolvimento da Cidadania do TCE/MT, e “O Planejamento Estratégico nos municípios e sua correlação com os Conselhos Municipais, com Elisabete Queiroz, facilitadora do Planejamento Estratégico do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado do TCE/MT.

Após as palestras, será realizada oficina com os conselhos municipal de políticas públicas, com a formação de grupos por área temática (Proteção de Gênero Humano, Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Património da Humanidade), onde serão levantadas as necessidades da sociedade em cada uma das áreas, documentação das cinco necessidades com maior relevância e formatação do documento final. As proposições serão sistematizadas, avaliadas e trabalhadas em plenárias para a elaboração de um documento com os resultados das decisões.

Campo Verde, de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento, conta com 22 conselhos formados por 420 conselheiros. “A nossa expectativa é que a maioria deles compareçam, dada a importância de um evento como esse”, disse o prefeito Fábio Schroeter. (Valmir Faria – Supervisor de Comunicação/ASCOMCV)

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *