Taxa de desemprego no Brasil sobe para 5,4%

284 0

Em agosto, índice estava em 5,3%. Segundo o IBGE, salário médio dos trabalhadores no Brasil subiu para R$ 1.908 por mês

*Em um ano, 399 mil pessoas entraram no mercado de trabalho formal no Brasil (Drawlio Joca/Exame)
*Em um ano, 399 mil pessoas entraram no mercado de trabalho formal no Brasil (Drawlio Joca/Exame)

A taxa de desemprego no Brasil registrou um leve aumento em setembro, ao passar para 5,4%, ante 5,3% em agosto. O índice do mês passado é o mesmo de setembro de 2012, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Pesquisa Mensal de Emprego, publicada nesta quinta-feira, também mostrou que população desocupada somou 1,3 milhão de pessoas em setembro, praticamente estável em comparação ao mesmo mês de 2012 e a agosto deste ano.
Com relação aos empregados no país, também não houve alteração estatisticamente relevante. Os ocupados somaram 23,2 milhões de brasileiros em setembro. Destes, o número de trabalhadores com carteira assinada é de 11,8 milhões, o mesmo de agosto, mas 3,5% superior ao mesmo período do ano passado. Ao todo, o mercado de trabalho brasileiro teve um acréscimo de 399 mil postos de trabalho formais em um ano.
Ainda segundo o IBGE, o salário médio dos brasileiros cresceu 1% em relação a agosto, para 1.908 reais, e 2,2% ante setembro de 2012. Somando todos os salários de empregos formais, a massa de renda mensal habitual é de 44,7 bilhões de reais – 0,9% maior do que em agosto e 2,8% superior a setembro de 2012.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *