Soja Plus iniciou capacitação de produtores rurais

601 0

Produtores rurais que desejarem fazer o curso devem procurar os Sindicatos Rurais ou supervisores de campo da Aprosoja-MT


Cursos de qualidade de vida no trabalho, oferecidos pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), por meio do Programa Soja Plus, iniciou por Diamantino e já capacitou dezoito novos produtores rurais. Qualificação é oferecida gratuitamente pela Associação em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). Para 2019 estão programadas 33 edições, nos 24 núcleos da Aprosoja.

Os cursos são baseados na Norma Regulamentadora 31 (NR31) – Qualidade de Vida no Trabalho e Saúde e Segurança no Trabalho Rural. Principal objetivo é preparar os produtores de soja e milho de Mato Grosso, quanto às questões de legislação trabalhistas, previdenciária, gestão e segurança no trabalho, bem como prevenção de acidentes.

Dois dias de curso em Diamantino foram qualificados como essenciais e importantes, conforme relatos de participantes. De acordo com a organização do Soja Plus, participação dos produtores foi bastante efetiva, tiraram dúvidas, fizeram perguntas e aproveitaram ao máximo a capacitação.

Um dos alunos desta primeira edição de 2019 foi o produtor rural associado à Aprosoja, Luciano Guardalara que gostou principalmente das informações de legislação apresentadas na capacitação. Próximo passo é se adequar as normas apresentadas no curso e manter a propriedade regular. “Gostei muito. Muita informação que a gente as vezes conhece, mas não com tanta intensidade. Foi importante pra atualizar muita coisa, tirar dúvidas e é bom participar e ter esses conhecimentos para evitar maiores prejuízos. Sempre que tiver vou participar, na medida da minha necessidade”, avaliou.

Mais municípios – Cursos ainda vão passar por Vera, Ipiranga do Norte, Jaciara, Tabaporã, Lucas do Rio Verde, Tapurah, Sapezal, Cláudia, Sinop, Alta Floresta, Alto Taquari, Matupá, Porto Alegre do Norte, Confresa, Nova Mutum, Nova Maringá, Porto dos Gaúchos, Campos de Júlio, Tangará da Serra, Campo Verde, Itiquira, Rondonópolis, Sorriso, Querência, Gaúcha do Norte, Canarana, Água Boa, Nova Xavantina, Campo Novo do Parecis, Vila Rica, Primavera do Leste, Paranatinga e São José do Xingu.  Produtores rurais que desejarem fazer o curso devem procurar os Sindicatos Rurais ou supervisores de campo da Aprosoja-MT.

Fonte: Ascom Aprosoja