Sistema Famato leva atendimento consultivo para a 2ª Feira Estadual MT Horticultura

1035 0
1ª Feira em Tangará da Serra

Acontece nesta quinta-feira (22) e sexta-feira (23), em Tangará da Serra, a 2ª Feira Estadual MT Horticultura – Soluções para o empreendedor do campo.  O Sistema Famato participa com um estande, onde técnicos estarão disponíveis para fazer o atendimento consultivo junto aos produtores da região. Na programação, o Sistema Famato também ofertará palestras sobre horticultura, extensão e ensino que será ministrada pelo coordenador de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT), Armando Urenha.
O evento está repleto de novidades do mercado de frutas, hortaliças e flores tropicais. O público esperado é de, aproximadamente, três mil pessoas entre produtores rurais, profissionais do agronegócio, universitários e a comunidade em geral. Os visitantes também terão a oportunidade de conhecer as unidades experimentais da Unemat onde são cultivadas para pesquisa convencional e hidropônica: hortaliças, abacaxi, citros, acerola, goiaba, mamão, banana, manga e maracujá e as exuberantes flores tropicais: helicônia, alpínia, flor de vidro, gengibre ornamental e bastão do imperador.
A programação inclui ainda palestras sobre pesquisas e ensino na área de horticultura; potenciais e desafios do agronegócio brasileiro; agricultura familiar; ensino de técnicas de aproveitamento de alimentos e temas pertinentes ao cotidiano do produtor. Os participantes terão acesso ao Circuito Itinerante MT Ciências, que proporcionará experiências interativas com microscópios, globos de plasma, observatório de vegetais e detalhes minúsculos de insetos. O evento reúne ainda apresentações de trabalhos científicos direcionados para o setor de hortifrúti e apresentação cultural.
O MT Horticultura é um Programa de Extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), que promove dezenas de eventos ao longo do ano com o objetivo de incentivar o aperfeiçoamento de técnicas para o fortalecimento da agricultura familiar. Além de produzir cartilhas, livros, revistas, podcasts, e-books e vídeos técnicos com informações, dicas de cultivo e prestação de serviços que inclui a clínica de insetos e a clínica de doenças de plantas
A feira é uma realização da Unemat, Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Associação dos Engenheiros Agrônomos, Sindicato Rural, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. Com o patrocínio da Fort Agrícola, Fort Construções, Ideal Agroveterinária, Sicredi, Áster Máquinas, Senar-MT e com o apoio do Sebrae, UFMT, Empaer, Parque Tecnológico, Fapemat, Secitec, Samae, Seaf, Secretaria de Industria e Comércio, e Secretaria Municipal de Turismo de Tangará da Serra – MT.

Fonte: Assessoria

Assessoria de Imprensa Senar-MT

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *