Setembro Amarelo: Saúde promove campanha de prevenção ao suicídio

721 0

De acordo com matéria veiculada pela Revista Galileu, publicada pela Editora Globo desde de 1991, o número de suicídios no Brasil cresceu 11,73 entre 2011, quando foram registrados 10.490 casos, e 2015, quando 11.736 pessoas deram fim à própria vida.

A tema é complexo e preocupante e as causas as mais variadas. Vão desde uma depressão profunda a uma simples desilusão amorosa. Para tentar coibir o avanço de mortes dessa natureza, foi criada em 2015 a campanha “Setembro Amarelo”, pelo Centro de Prevenção à Vida, que busca trazer o tema à discussão e também levar conscientização e prevenção contra o suicídio.

Em Campo Verde, o Setembro Amarelo é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e executado pela Rede de Atenção Psicossocial, com coordenação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), da Unidade Descentralizada de Recuperação (UDR), do Hospital Municipal Coração de Jesus e da Saúde de Atenção Básica.

Entre as ações programadas estão a iluminação do mirante da Praça João Paulo II com a cor amarela – a Campanha tem como símbolo um laço com essa cor – e a realização de pit stop na Avenida Brasil, no dia 6 de setembro, onde serão distribuídos panfletos com o tema “Falar é a Melhor Solução”.

Na mesma data será montada uma tenda na Praça João Paulo II com o tema “Oficina da Mente”, onde serão realizadas apresentações da Rede de Atenção Psicossocial, exposição e bazar com trabalhos realizados pelo CAPS.

No dia 10 será realizada a “Caminhada pela Vida”, com início às 7h00 em frente ao Hospital Municipal Coração de Jesus, seguindo pela avenida Mato Grosso, avenida Brasil e finalizando na Praça João Paulo II.

Além dessas ações, o CAPS realizará palestras em empresas sobre a prevenção do suicídio. O empresário que tiver interesse em realizar a palestra na sua empresa deve contatar a o Centro de Atenção Psicossocial pelo telefone (66) 3419-3744

Também serão realizadas palestras pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) sobre o mesmo tema nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, enquanto que a Unidade Descentralizada de Reabilitação (UDR, fará palestras nas empresas durante a campanha interna de acidentes de trabalho.

O NASF fará também um trabalho de educação permanente com as Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) e abordará o tema “prevenção de suicídios” junto à classe estudantil, dentro das ações do Programa Saúde na Escola.

O “Setembro Amarelo” ganhará também o comércio da cidade. Uma parceria com o Centro Empresarial de Campo Verde prevê o incentivo para que as lojas decorem suas vitrines com a cor da campanha.