Servidores deixam plenário da ALMT após ocupação para tentar evitar votação de projeto sobre a RGA

256 0

Do: G1 MT

Ocupação teve início na terça-feira (22) para evitar a discussão da proposta que deveria passar por segunda votação. Segundo a Polícia Militar, a desocupação foi feita de forma pacífica.


*Plenário foi desocupado pelo servidores públicos — Foto: TVCA/Reprodução

Os servidores públicos que ocupavam o plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) deixaram para tentar evitar a votação do projeto que altera o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) – recomposição inflacionária, desocuparam o local na quarta-feira (23).
Eles ocuparam a Casa de Leis na terça-feira (22) para evitar a discussão da proposta que deveria passar por segunda votação.
De acordo com a Polícia Militar, a desocupação foi feita de forma pacífica.
Antes da liberação do prédio, os militares inspecionaram o plenário para avaliar se houveram danos ao patrimônio públco. Ao final, nenhuma avaria foi registrada.

Por causa da ocupação, os deputados estaduais se reuniram reservadamente em uma sala do presidente, Eduardo Botelho (DEM), nesta quarta-feira (23), para votar os projetos de autoria do governo Mauro Mendes (DEM).
Na terça-feira (22), o juiz Paulo Márcio Soares de Carvalho, da 4ª Vara Especializada da Fazenda Pública de Cuiabá, determinou que os servidores que estão ocupando o prédio da ALMT em protesto deixassem o local em até 3 horas.
Pauta
O projeto sobre a RGA faz parte de um pacote de medidas apresentada pelo governador Mauro Mendes (DEM) para conter gastos e enxugar a máquina pública.
Na semana passada, Mendes decretou estado de calamidade financeira para tentar conter a crise no estado.
Esses e outros projetos que tratam de cortes de gastos propostos pelo governo tramitam em regime de urgência e para votá-los os deputados estão fazendo sessões extraordinárias.
Na primeira votação, o projeto sobre a RGA obteve 14 votos favoráveis pela aprovação e seis contrários. Os seis deputados que votaram contra foram Wancley Carvalho (PV), Max Russi (PSB), Janaina Riva (MDB), Valdir Barranco (PT), Allan Kardec (PDT) e Wilson Santos (PSDB).