SENAR-MT inaugura o vigésimo Núcleo Avançado de Capacitação em Mato Grosso

83 0
 
O município de Poconé-MT inaugurou ontem (07/06) o Núcleo Avançado de Capacitação (NAC), localizado no parque de exposições. Este já é o vigésimo NAC fundado em Mato Grosso pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT) em parceria com os sindicatos rurais.

Com 153 m², a estrutura do local tem capacidade para receber 60 pessoas. Além da sala de aula, possui uma cozinha equipada com fogão, pia, armários, freezer, geladeira, panelas e utensílios que irão auxiliar nos treinamentos da agroindústria.

O presidente do Sindicato Rural de Poconé, Arlindo Márcio de Moraes, informou que a demanda pelos treinamentos do SENAR-MT cresceu e o novo espaço para a capacitação facilitará o acesso dos participantes e, consequentemente, o crescimento da oferta de novos cursos.

Apesar de ser uma região cuja predominância é a pecuária, o interesse por treinamentos na área agrícola também cresceu. “Quando a pessoa que está desempregada, por exemplo, faz o curso e consegue emprego, para nós é uma satisfação muito grande. Aqui em Poconé tem acontecido muito isso, não só na pecuária, mas na agricultura que está entrando em nosso município também”, destacou.

O presidente do Sistema Famato, Normando Corral, manifestou o orgulho de participar da inauguração de mais um NAC no estado. “Somente com conhecimento conseguimos produzir cada vez mais e melhor. O Senar faz isso muito bem. Mas para multiplicar o conhecimento é necessária uma estrutura adequada para as pessoas aprenderem e este é o papel do NAC. Fico muito satisfeito de participar deste momento importante para o sindicato e para o município”, afirmou Corral.

O artesão Cecílio dos Santos, mais conhecido como Zico Santo, fez o curso de conservação de couro pelo SENAR-MT em 2006 e de lá para cá não parou mais. Hoje sua principal fonte de renda vem dos produtos de couro que aprendeu a confeccionar nos treinamentos como, por exemplo, cintos, capas de canivete, celas, chicotes, entre outros. “Esses treinamentos foram muito importantes para mim. Ampliaram minha visão do campo de trabalho e me proporcionaram novas oportunidades”.

Além de Poconé, os demais municípios que já possuem NACs instalados são: Barra do Bugres, Tangará da Serra, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína, Comodoro, Brasnorte, Campinápolis, Juara, Porto dos Gaúchos, Paranaíta, Carlinda, Tabaporã, Cláudia, Paranatinga, Confresa e Ribeirão Cascalheira.

O lançamento do NAC aconteceu logo depois da abertura da 17ª Exposição Agropecuária de Poconé e da 39ª Semana do Cavalo Pantaneiro, no parque de exposições do município. O evento também contou com a participação dos presidentes dos sindicatos rurais de Livramento, Benedito Francisco de Almeida, de Santo Antônio de Leverger, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, do presidente licenciado do Sindicato Rural de Poconé, José Mário de Assis e Silva, do prefeito Tatá Amaral, do presidente da Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Pantaneiro, José Moraes, entre outras lideranças do setor.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sistema Famato SENAR

Deixe seu comentário

Related Post