Senar-MT inaugura Núcleo Avançado de Capacitação em Rio Branco

682 0

 

Assessoria de imprensa do Senar-MT

Um dos presentes de aniversário de 40 anos do município de Rio Branco (MT), a cerca de 320 quilômetros da capital Cuiabá, foi a inauguração do Núcleo Avançado de Capacitação (NAC). Construído pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e entregue para o Sindicato Rural, nesta quarta-feira (22.05), a estrutura é devidamente equipada para a realização dos mais variados cursos e treinamentos.
Para o presidente do Sindicato Rural de Rio Branco, Bruno Fernandes Farias, esta inauguração é a realização de um sonho. “Com esta estrutura poderemos ofertar mais cursos para nossos produtores. O espaço é adequado e muito bem equipado para dar melhor condição de aprendizado para os participantes e está à disposição não só do produtor rural, mas de toda a comunidade”.
O presidente licenciado da Famato, Normando Corral, acrescentou que com um bom ambiente de trabalho, se tem mais eficiência e aproveitamento. Corral destaca ainda que no futuro o NAC será uma sala de aula que atenderá os cursos de ensino a distância (EaD). “Nosso objetivo é dar condições de trabalho não só para aqueles que ensinam, mas também para aqueles que aprendem e o NAC atende todas estas necessidades”.
De acordo com o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio, o Núcleo Avançado de Capacitação de Rio Branco é o 21º a ser entregue. Ele contou ainda que há mais quatro para serem inaugurados nos próximos meses. “Serão entregues o de Ipiranga do Norte, Diamantino, Campos de Júlio e Sapezal. Além destes, temos mais dois em obra e vários pedidos já feitos pelos Sindicatos Rurais. É um projeto muito importante para nós”.
Celidonio também destacou a importância da estrutura para atender melhor os participantes dos treinamentos ofertados pelos Sindicatos Rurais em parceria com o Senar-MT. “Um dos nossos objetivos é trazer esse público para dentro da sala de aula. Estamos trabalhando em alguns projetos que vão contribuir para a formação, inclusive de novas lideranças. Temos certeza que esses novos produtos vão atrair a atenção daqueles que já trabalham no campo e também de quem pretende construir uma carreira dentro do agronegócio”.
Outro ponto importante abordado pelo superintendente foi que com os NACs, se torna possível capacitar as pessoas que vivem na cidade para trabalhar no setor do agronegócio. O Senar-MT oferta treinamentos de 40 horas para o aperfeiçoamento daqueles que já tem um conhecimento, mas também oferta qualificações que variam de 120 até 960 horas para aqueles que querem começar uma nova carreira.
O evento contou com a presença dos diretores da Famato, administrativo e financeiro, Vilmondes Tomain, relações institucionais, José Luiz Martins Fidelis e do assessor especial sindical, Rui de Faria. A inauguração teve ainda a presença de toda a diretoria do Sindicato Rural de Rio Branco e vários ex-presidentes e diretores. O presidente do Sindicato Rural de Cáceres, Jeremias Pereira Leite também esteve presente. A prefeitura foi representada pelo vice-prefeito do município, Edmilson Alves Santos e por Marília Pereira. Já a Câmara Municipal teve como representante o vereador Almir Fockin.
NÚCLEO AVANÇADO DE CAPACITAÇÃO (NAC) – são estruturas, geralmente construídas próximas às sedes dos sindicatos ou junto dos parques de exposição. O espaço inclui duas salas de aula, cozinha industrial, pequenos auditórios em algumas unidades, salas administrativas e todo equipamento necessário para a realização de treinamentos técnicos profissionalizantes.
Tangará da Serra, Barra do Burgres, Cáceres, São José dos Quatro Marcos, Primavera do Leste, Cotriguaçu, Juína, Comodoro, Brasnorte, Campinápolis, Juara, Claúdia, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Carlinda, Paranaíta, Paranatinga, Ribeirão Cascalheira, Confresa, Ipiranga do Norte, Poconé são os municípios que já possuem Nac.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT

Holler Box
Holler Box