SENAR-MT e Sindicato anunciam os destaques do SENAR Tec Leite em Pontes e Lacerda

436 0

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), em parceria com o Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, anunciou, nesta quarta-feira (12.09), no 3º Workshop do SENAR Tec Leite, os três produtores que foram destaque do programa SENAR Tec Leite nos últimos 12 meses. Zhivago Antônio, da Fazenda Madalena, Nivaldo Guilherme, do Sitio Primavera e Uilton Francisco do Sitio Alegria conquistaram melhorias na propriedade, na produção do leite e assim, consequentemente, o título de “Destaque de 2018”.
Além dos produtores, há também o reconhecimento para os técnicos. Desta vez, o destaque ficou para Matuzalen Carvalho. Entusiasmado porque dois dos produtores que se destacaram são atendidos por ele. “É uma conquista muito importante. A nossa relação com o produtor é tão próxima que nos sentimos da família. Vê-los seguindo nossas orientações e conquistando melhorias na propriedade é muito gratificante”,
Cheio de orgulho, o presidente do Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, Nilmar Miotto conta que nestes três últimos anos, período em que os produtores foram atendidos pelo programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), SENAR Tec Leite houve uma mudança cultural e uma evolução na cadeia produtiva do leite na região de Pontes e Lacerda. “É perceptível a evolução na qualidade dos animais, na gestão da propriedade, no aumento de produção e na melhoria da qualidade do leite”.
O projeto começou a ser implantado em Pontes e Lacerda em 2015 e com a orientação dos técnicos, os produtores começaram a melhorar a alimentação dos animais, a organizar e higienizar de forma correta a sala de ordenha e a investir na gestão da propriedade. “São pequenas mudanças que geram grande transformações”, diz o produtor Nivaldo Guilherme, do Sítio Primavera. Ele acrescenta ainda que no começo ficou um pouco resistente. “Mas quando comecei a seguir direitinho as orientações do técnico as mudanças aconteceram muito rápido”.
Evento – Com a presença de mais de 200 pessoas e de pelo menos 50 famílias de produtores de leite, o 3º Workshop do SENAR Tec Leite teve uma programação bastante intensa e incluiu assuntos como leite de qualidade, planejamento na propriedade onde se produz leite e também como é possível ganhar dinheiro com leite.
São José dos Quatro Marcos – Na sexta-feira (14.09), a discussão sobre a pecuária de leite será em São José dos Quatro Marcos, onde será realizado o 1 ° Workshop SENAR Tec. Em São José dos Quatro Marcos o Workshop Senar Tec é realizado pela primeira vez. A programação, além das palestras inclui ainda oficinas de manejo correto da ordenha, qualidade e transporte do leite in natura – avanços, desafios e tendências. A terceira oficina será sobre o leite de qualidade – um desafio nacional.

PROGRAMAÇÃO – SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS
1 ° Workshop SENAR Tec
Data: Sexta-feira (14.09)
Local: Parque De Exposições Manoel Paulino
Endereço: Avenida Mato Grosso, 175, São José dos Quatro Marcos  (MT)

PROGRAMAÇÃO
08:30 – 09:00h Credenciamento e Café da manhã
09:00 – 09:30h Abertura Oficial
09:30 – 09:50h Palestra: Planejamento leiteiro: O caminho para o sucesso, com Armando Urenha
09:50 – 11:50h
Oficina: Manejo correto da ordenha e qualidade do leite
Oficina: Transporte de leite in natura- Avanços, desafios e tendências
Oficina: Leite de Qualidade – Desafio Nacional – Palestrante: Bruno Botaro
11:50 – 13:30h –  Almoço
13:30 – 14:30h – Palestra: É possível ganhar dinheiro com leite – Palestrante: Marlene Kaiut
14:30- 15:00h –  Resultados e premiação dos produtores destaque SENAR Tec Leite 2018

Fonte: Assessoria de Imprensa