SENAR-MT e parceiros realizarão 69 Mutirões Rurais em 2019

467 0
Assessoria Senar-MT

Apresentação do balanço de 2018 e alinhamento para os trabalhos de 2019. Esta foi a pauta da reunião dos parceiros do Mutirão Rural, um dos programas mais antigos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), na tarde desta quinta-feira (14.03). A expectativa para este ano é realizar 69 eventos e superar os números de 2018, que é de 68.800 atendimentos.
Com 22 anos, Mutirão Rural leva mais de 30 tipos de serviços para as comunidades rurais mais distantes dos grandes centros urbanos. Dentre eles, atendimento médico e odontológico, palestras de orientação para a saúde, fotografia 3X4, emissão e plastificação de documentos. Mas não é só isso. “Contamos ainda com diversos outros serviços ofertados pela prefeitura e Sindicatos Rurais de cada município onde o evento é realizado”, enfatiza o superintendente do Senar-MT, Otávio Celidonio.
No Mutirão Rural também é ofertado exames rápidos de glicemia, colesterol e trigliceris. Há ainda atividades lúdicas para as crianças, corte de cabelos, jogos educativos, declaração de Hipossuficiência para gratuidade da 2ª via de documentos e até orientação jurídica. Outros serviços como a emissão de declaração de atividade rural, orientações e encaminhamentos ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) também são oferecidos Mutirão Rural.
Para este ano, o Mutirão Rural conta com a parceria do Procon, Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), Rotary, Defensoria Pública e Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri), Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Perícia Oficial de Identificação Técnica (Politec), Justiça Comunitária, Sicredi, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas) e Univag – Centro Universitário. “As parcerias são fundamentais para o sucesso deste projeto”, destaca Celidonio.
O Mutirão Rural é um dos programas mais antigos do SENAR-MT. Entre 2011 e 2018 levou serviço e cidadania para mais de 166.171 pessoas, em 124 municípios mato-grossenses. Ao todo foram realizados 1.280.905 atendimentos em 521 eventos.

Fonte: Assessoria de Imprensa/Senar-MT