SENAR-MT e parceiros realizam Mutirão Rural em comunidades próximas da Capital  

260 0

Na próxima sexta-feira (18.08), o Mutirão Rural, programa realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT), será realizado na Agrovila das Palmeiras, no município de Santo Antônio do Leverger. Já no sábado (19.08), o evento acontece na comunidade da Passagem da Conceição, em Várzea Grande e, no domingo (20.08) será em Estirão Comprido, em Barão de Melgaço.
Ao todo são ofertados cerca de 30 serviços incluindo atendimento médico e odontológico, triagem de enfermagem, exame de vista e entrega de óculos de grau. Este ano, o Mutirão Rural também leva serviços de saúde, como a realização de exames de prevenção aos cânceres de próstata e colo do útero.
Mas não é só isso, ainda terá palestras de orientação sobre diversos assuntos e gincana esportiva. Ao longo do dia também acontecem oficinas de pintura facial, auto maquiagem e a do “Jogo Limpo – Combata o Aedes Aegypti”, que tem o objetivo de levar conhecimento sobre o combate ao mosquito que transmite a dengue e outras doenças. Há também atividades como corte de cabelo, plastificação de documentos, fotografia 3X4, emissão de CPF e 2º via de certidões, dentre outros.
Além disso, são realizadas oficinas e palestras técnicas ministradas por instrutores credenciados junto ao SENAR-MT. Estão previstas ações para os setores de manutenção de tratores agrícolas, de planejamento e aproveitamento de alimentos e de pintura artística facial. A infraestrutura para a realização do projeto conta com uma Unidade Móvel de Saúde, onde são realizados os atendimentos médicos e odontológicos.
Um dos programas mais antigos do SENAR-MT, o Mutirão Rural, criado em 1996, tem o propósito de garantir cidadania a quem vive na zona rural por meio do acesso às ações e aos atendimentos em comunidades mais remotas de Mato Grosso. Somente em 2016, entre fevereiro e julho, foram realizados 52 mutirões em comunidades de 49 municípios em todas as regiões do Estado, contabilizando um total de 14.856 atendimentos.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *