SENAR-MT anuncia nome dos selecionados do CNA Jovem para Etapa Nacional

572 0
Assessoria de Imprensa/SENAR-MT

Daniella Blanco Dalponte, 25 anos, de Primavera do Leste, Wildon Cardoso de Souza, 28 anos, de Dom Aquino e Amanda Cristina Jorge Faitta, 26 anos, de Juruena foram os mato-grossenses selecionados para a Etapa Nacional do Programa CNA Jovem – Jovens Liderando o Agro, realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Este programa tem como objetivo desenvolver novas lideranças para o campo.
A etapa nacional está prevista para março de 2019. Em 2018, a primeira fase foi por meio do Ensino a Distância (EaD). Os outros três encontros foram presenciais, onde os participantes tiveram a oportunidade de debaterem os desafios e oportunidades do setor do agronegócio por meio de palestras e dinâmicas. Outra atividade importante, deste programa, é despertar o autoconhecimento e o espírito empreendedor.
Cada um dos participantes apresenta um projeto que é chamado de desafio. Os três selecionados em cada estado brasileiro participam da etapa nacional, onde há um vencedor que ganha a participação em uma Missão Técnica Internacional como prêmio.
A expectativa dos mato-grossenses para conquistar o prêmio nacional é grande.   Daniella Blanco Dalponte conta que o seu desafio é fortalecer a relação entre os produtores rurais e as entidades que representam o setor. “Sei que é uma tarefa difícil e que é preciso diversas ações. Já tenho várias ideias. Entre elas a de fazer grupos de whatsap e até promover café da manhã para troca de experiência. Sei que vários sindicatos já fazem isso em Mato Grosso, mas meu desafio é fazer com que todos os sindicatos tenham atividades para mostrar tanto o próprio serviço prestado, quanto o das entidades que representam o setor do agronegócio”.
Amanda Cristina Jorge Faitta, que representa o município de Juruena, está propondo a criação de um Projeto de Lei para o reaproveitamento de alimentos excedentes em feiras municipais, mercados e propriedades rurais, por meio da alimentac?a?o sustenta?vel e sauda?vel nas escolas. “Tínhamos excelentes candidatos, então quando recebi a notícia me senti realizada. A oportunidade de conhecer novas lideranças e poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento e fortalecimento do setor agropecuário me deixa muito entusiasmada”, enfatiza Amanda.
E o selecionado de Dom Aquino, Wildon Cardoso de Souza leva para etapa nacional o desafio de introduzir novas lideranças no sindicalismo rural. Ele conta que pretende começar o trabalho em seu município e ampliar para todo o estado. “Já estamos trabalhando. Uma de nossas primeiras ações será o plantio de árvores nas Áreas de Preservação Permanente (APP) que estão degradadas. O plantio será feito pelos estudantes e as mudas serão produzidas pela reeducandos”, conta entusiasmado.

Fonte: Assessoria de Imprensa/SENAR-MT Equipe de Comunicação do Senar-MT