Senado e AL debatem “futuro da logística em MT”; obras rodoviárias serão lançadas

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De uma só vez, duas importantes rodovias para escoamento da produção receberão investimentos, apesar da crise fiscal.


Um grande salto na logística de transporte em Mato Grosso será dado nesta segunda-feira, 7. Durante Seminário “Futuro da Logística em Mato Grosso”, promovido pelo Senado e a Assembleia Legislativa, deverá ser emitida, pelo Ministério dos Transportes, as ordens de serviço para construção de oito pontes ao longo da BR-242, no trecho entre Nova Ubiratã e Querência, na região do Vale do Araguaia. Nesse mesmo dia, está previsto o lançamento das obras de duplicação da BR-163, no trecho entre Cuiabá e Serra de São Vicente.
A duplicação desse trecho – o último de responsabilidade do Governo Federal – faz parte do processo de concessão da rodovia, ocorrido em 2014, na terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística, do Governo Federal. O Ministério dos Transportes também fará o lançamento da Licitação dos Estudos de Componentes Indígenas da BR-242.
“O trabalho para viabilizar essas duas obras foi intenso. Com muito esforço foi possível desentravar uma série de procedimentos, ao mesmo tempo em que garantimos recursos para as obras. Mesmo com toda a crise fiscal que o país atravessa, Mato Grosso receberá investimentos para duas rodovias fundamentais” – disse o senador Wellington Fagundes (PR), presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem. Ambas as obras são de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Os atos que beneficiarão a logística de Mato Grosso se darão durante realização do Seminário promovido em conjunto pelo Senado Federal, por meio das Comissões de Desenvolvimento Regional (CDR) e Senado do Futuro, e a Assembleia Legislativa. O encontro reunirá diversas autoridades ligadas ao segmento.

 

Para Fagundes, um Estado como Mato Grosso, de dimensões continentais e expressiva produção agropecuária, precisa estar permanentemente discutindo alternativas, perspectivas, cenários para planejar melhor o desenvolvimento logístico do Estado. “Por estar no centro do Brasil, as distâncias para os portos, para a exportação, para nós sempre são o grande problema. Ou seja: a logística de transporte para viabilizar o desenvolvimento do Estado é aquilo que nós temos trabalhado há tanto tempo e, por isso, queremos discutir alternativas para promover o desenvolvimento do nosso Estado” – salientou.
Participam do Seminário especialistas do Ministério dos Transportes, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT),  Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Secretária de Programa de Parceria de Investimentos, Agência Nacional de Transportes Terrestres, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Movimento Pró–Logística; e Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem (Frenlog).
Também confirmaram presença a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM), Federação das Indústrias de Mato Grosso, Federação do Comércio do Estado e União das Câmaras Municipais de Mato Grosso. Foram convidados também representantes do Governo do Estado.
O seminário acontece nas dependências da Assembléia Legislativa e terá transmissão ao vivo para todo o Brasil, pela TV Senado. Antes da abertura do Seminário, os participantes deverão realizar uma visita ao contorno Norte de Cuiabá. Posteriormente, na parte da tarde, a caravana fará visita à travessia urbana de Cuiabá e visita às obras da BR-163, entre a Serra de São Vicente, Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira.

 

Da assessoria

 

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