SEDAM/CV e Cootramar distribuem mudas durante blitz da coleta seletiva

815 0

Em parceria com a Cooperativa de Trabalho e Manejo de Resíduos Sólidos (Cootramar), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Meio Ambiente de Campo Verde (SEDAM/CV) realizou hoje na Avenida Brasil, em frente à Praça São João Paulo II, uma blitz orientativa sobre a coleta seletiva.

Durante a ação, que teve início às 7h30, foram distribuídos panfletos com orientação sobre como separar o lixo orgânico do material que pode ser reaproveitado ou reciclado. Também foram distribuídas mudas de árvores de espécies nativas aos motoristas.

De acordo com o engenheiro agrônomo e biólogo Airton Cervieri, responsável pela coleta seletiva e pelo aterro sanitário, mensalmente são recolhidas pelos caminhões da Cootramar uma média 60 toneladas de material reciclável ou reaproveitável. O material orgânico resultante da separação é recolhido por caminhões da Prefeitura e depositados em valas impermeáveis no aterro sanitário.

Segundo ele, em Campo Verde, que faz parte do grupo de 5% dos municípios de Mato Grosso que contam com coleta seletiva e aterro sanitário em funcionamento, 15% das residências fazem a separação do lixo, percentual que, segundo ele, se houvesse maior adesão da população poderia chegar a 30%.

A coleta, informou Cervieri, é feita de segunda a sábado em 6 rotas diferentes, com cada uma delas abrangendo uma região da cidade de acordo com o dia. Dois caminhões cedidos pela Prefeitura à Cootramar são utilizados na realização da coleta. O recolhimento e a separação de material reciclável geram emprego e renda a 34 filiados à Cooperativa.

O que deve ser separado para reciclagem ou reaproveitamento?

Metal: Latas de bebida, latas de alimentos, panelas e talheres sem os cabos; bacias e objetos de zinco, bronze e ferro.

Papel: jornais, revistas, cadernos, folhas, listas telefônicas, caixas de papelão, caixas de leite e outros.

Plástico: Garrafas pet, embalagens de produtos de higiene pessoal, como shampoo e condicionador; sacolas plásticas, utensílios domésticos e brinquedos.

Vidro: Garrafas, potes, frascos de alimentos, embalagens de produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Atenção: vidros quebrados devem ser embalados ou em garrafas pets ou embrulhados em papel resistente para evitar risco aos coletores.

Veja quais são as rotas da coleta seletiva

Segunda-feira: São Lourenço, Eckert, Bela Vista, Bom Clima e Bordas do Lago

Terça-feira: Chácara das Uvas, Vale do Sol, Jardim Ipanema, Belvedere e Buritis

Quarta-feira: Jardim Campo Verde I, II e III; São Miguel, Cidade Alta I e II

Quinta-feira: Centro, Estação da Luz e Campo Real II

Sexta-feira: Jupiara, Recanto do Bosque, Residencial Cuiabá, Greenville e Distrito Industrial

Sábado: Santa Rosa, Jardim América, Recanto dos Pássaros e Cidade Alta I

Rotas diárias de segunda a sábado: Avenida Florianópolis, Avenida Brasil e Avenida Curitiba (para coleta em supermercados e casas de carne)