Secretaria Municipal de Saúde de Vera começa Campanha de Vacinação contra a Gripe neste sábado

230 0

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Gripe começa neste sábado. Por ser um dia especial,  os PSFs I e II do município de Vera estarão abertos das 08:00 às 17:00, somente para aplicar a vacina. A Campanha vai até o dia 20 de maio.

C
C

No grupo prioritário estão:  Crianças de 6 meses a menores de 5 anos, Gestantes, Puérperas, Trabalhador de Saúde, Indivíduos com 60 anos ou mais, Pessoas portadoras de Doenças Crônicas e não Transmissíveis.

 

Em entrevista para a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, a Enfermeira Maria  Aparecida Mileski, disponibilizou maiores informações sobre o assunto. Confira.

 

ASSESSORIA  – O que é a Gripe H1N1?

MARIA APARECIDA – É uma Infecção viral aguda que ataca o sistema respiratório.

 

ASSESSORIA  – Qual a diferença entre a Gripe  H1N1 e a Gripe Comum?

MARIA APARECIDA – As duas têm praticamente os mesmos sintomas (Coriza, congestão nasal, Tosse, Espirro, Dor muscular, dor de garganta e dor de cabeça). A forma de contágio é a mesma e ambas são provocadas por vírus. No entanto, a H1N1 é mais rápida (2 dias)  que o resfriado (5 dias) e apresenta febre acima dos 30 °C. O paciente realmente fica muito debilitado.

 

ASSESSORIA  –  Por quanto tempo o vírus pode permanecer em uma superfície?

MARIA APARECIDA  – Até 8 horas. Por isso é muito importante lavar as mãos com freqüência para reduzir as chances de se contaminar a partir dessas superfícies.

 

ASSESSORIA  – E a medicação?

MARIA APARECIDA – Medicação para Gripe é prevenção! Ficar em repouso, ter cuidados com a higiene, hidratação hídrica, evitar aglomeração de pessoas e  ambientes fechados. Em casos graves de Influenza, o medicamento correto é o Tamiflu, mas para recebê-lo, é  preciso avaliação e indicação médica .

 

ASSESSORIA  – É permitido que uma pessoa tome a vacina estando gripada?

MARIA APARECIDA – Não. No próprio PSF a população será orientada a não receber a vacina estando com gripe.  Isso pode agravar o quadro e provocar manifestações sistêmicas. O caso de contra indicação é somente para pessoas que são alérgicas a ovo de galinha e seus derivados.

 

ASSESSORIA  – Que cuidados precisam ser tomados nas Creches?

MARIA APARECIDA – A melhor maneira de proteger as crianças é a vacinação anual que é recomendada a partir de 6 meses até 5 anos. As cuidadoras devem realizar a higienização dos brinquedos com água e sabão quando estiverem sujos. Usar lenço descartável para limpeza das secreções nasais e orais das crianças. Lembrando que o contato da criança doente com as outras deve ser evitado. Recomenda-se que a criança doente fique em casa, a fim de evitar transmissão.

 

ASSESSORIA  – Qual o motivo de se tomar a vacina todo ano e quanto tempo dura a imunização desta vacina?

MARIA APARECIDA – A vacina não é a mesma. Ela muda conforme o vírus circulante. O vírus deste ano pode não ser o vírus do ano que vem. A imunização dura de 6 a 12 meses.

 

ASSESSORIA  – Quais documentos são necessários para receber a vacina?

MARIA APARECIDA  – Carteira de Vacinação, Cartão SUS e Documentos Pessoais.

 

 — H1N1 EM NÚMEROS —

 

O Ministério da Saúde quer imunizar – neste ano – 49,8 milhões de pessoas.

 

De janeiro à abril de 2016, foram registrados pelo Ministério da Saúde 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil. Deste total, 83% (1.365) por influenza A (H1N1), sendo 230 óbitos, com registro de um caso do vírus contraído em outro país.

 

A vacina contra a gripe, na rede privada, chega a custar R$ 120,00 reais – cada dose.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *