Secretaria de Saúde realizará ação de conscientização sobre a Aids nesta sexta-feira

272 0

Uma ação que será realizada nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde envolvendo o Núcleo de Atenção à Saúde da Família, a Saúde de Atenção Básica e o Centro de Testagem e Aconselhamento levará orientações sobre a prevenção da Aids à população.

A ação será realizada na Praça São João Paulo II entre as 8h00 e as 16h00 e fará parte do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização e à necessidade do tratamento precoce da Aids e também ao combate ao preconceito contra os portadores da doença.

Durante a ação desta sexta-feira será feita a distribuição de folders com orientações, distribuição de preservativos e também a realização de testes rápidos para diagnóstico da Aids, aferição de pressão arterial, teste de glicemia (diabetes), avaliação do índice de massa corporal e auriculoterapia.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a participação da população na ação é importante para que ela possa ter mais acesso as informações sobre os cuidados e a prevenção do vírus HIV, que transmite a Aids.

 

Dezembro Vermelho – Há 31 anos, a ONU instituiu o dia 1º de dezembro como o “Dia Mundial de Luta contra a Aids”, doença transmitida pelo HIV e que havia sido descoberto cinco anos antes.

Por essa razão, dezembro passou a ser o mês dedicado à conscientização, à prevenção e à luta contra o preconceito aos portadores do HIV.

Laço Vermelho – Em 1991, um grupo de profissionais ligados à arte criou o projeto do laço vermelho como foram de homenagear amigos e colegas mortos ou que estavam morrendo de Aids.

O laço vermelho, de acordo com Frank Moore, integrante do grupo Visual Aids, foi escolhido por ter ligação com o sangue e à ideia de paixão. Foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos na guerra do Golfo Pérsico.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *