Secretaria de Saúde, através do CAPS ( Centro de Atenção Psicossocial ) realiza o “ Movimento Antimanicomial ”

686 0
Sra. Geny Catarina do Cosems de Cuiabá, palestrante

 

Foi realizado, na data de 18 de Maio, em comemoração ao dia nacional da Luta Antimanicomial , um evento nas dependências do Plenarinho da Câmara, com o objetivo de conscientizar as pessoas, utilizando como tema a “ Sensibilização dos Profissionais e da população na abordagem da problemática da Rede de Atenção Psicossocial ”.
O CAPS de Campo Verde, já vem desenvolvendo um trabalho na área psicossocial, desde 2005, acolhendo pessoas das mais diversas camadas da sociedade, no que tange a transtornos mentais, transtornos depressivos e dependências químicas. Atualmente cerca de 180 pacientes se utilizam dos atendimentos realizados naquela unidade.
Diariamente, são realizadas oficinas terapêuticas com os pacientes, tais como: palestras educativas, terapia ocupacional na confecção de artesanatos, atendimento psicológico, atendimento médico, atendimento domiciliar, apoio familiar e outros.

Profissionais da Saúde

O dia 18 de Maio, foi escolhido como data comemorativa, pois foi nesta data que aconteceu o 1º Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru em São Paulo. Este movimento iniciado na época, estaria ligado a Reforma Sanitária Brasileira, da qual resultou na criação do Sistema Único de Saúde (SUS), que vigora até os dias de hoje.
O evento se iniciou com as apresentações de Francinete Borges recitando uma poesia, e Paulina Lima interpretando uma canção, ambas são freqüentadoras do CAPS, e recentemente foram agraciadas com premiações a nível nacional. A inclusão dos pacientes do CAPS, foi amplamente discutida no evento.

Palestrante Aline Quinta, psiquiatra

As palestras contaram com as presenças da Sra. Geny Catarina Francisca, assessora técnica do COSEMS de Cuiabá e da psiquiatra Srta. Aline Quintal, conscientizando os presentes da necessidade de um maior envolvimento dos profissionais da área, bem como dos familiares e da população em geral, no sentido de garantir a população usuária do CAPS, uma melhor qualidade no atendimento, no tratamento e humanização no trato com as pessoas.

Estiveram presentes ao evento: Profissionais da saúde, o secretário de saúde Sr. Wisley Clemente, Sra. Dirce Guolo, coordenadora da atenção básica, Sra. Aliciane Ferreira, diretora do CAPS, o médico da unidade Dr. Henrique Rauber Lenz, funcionários do CAPS, pacientes e seus familiares.

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *