Saúde do homem é tema da palestra promovida pela Secretaria Municipal de Saúde

323 0

 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Centro Empresarial de Campo Verde (CEMP), realizou na noite de segunda-feira(26) uma rodada de palestras no auditório do Hotel Lory´s onde o tema foi os cuidados com a saúde do homem. O evento, que faz parte das ações do “Novembro Azul”, foi voltado aos trabalhadores do comércio e reuniu também profissionais da própria secretaria.

A médica pós-graduada em endocrinologia Bruna Fernandes Prati foi uma das palestrantes e falou sobre câncer de próstata e problemas cardíacos. Bebidas alcoólicas, massas, cigarro e açúcar em excesso estão entre os agentes que contribuem para o infarto, o AVC e o diabetes.

Para ela, cuidados simples, mas essenciais, como alimentação saudável, atividades físicas e visitas regulares ao médico podem evitar essas doenças e até consequências mais graves, como sequelas ou até mesmo o óbito.

De acordo com a doutora Bruna, estudos confirmam que no Brasil os homens morrem mais cedo que as mulheres, o que, segundo ela, é causado pela resistência em buscar o acesso à saúde.

Segundo a médica, é importante que o homem procure o serviço médico tão logo perceba alterações em seu organismo. “Porque quando a gente tem um diagnóstico, maior é a chance de cura”, observou.

Conforme comentou a doutora Bruna, a resistência do homem em cuidar da própria saúde é cultural e uma barreira que precisa ser quebrada. E nesse caso a participação das esposas pode contribuir para uma mudança de postura.

“Os homens estão muito focados em que eles precisam trabalhar, levar o sustento para casa. E ainda tem essa questão social um tanto machista. E aí a gente percebe que quando vai [ao médico] com a mulher, recebe um bom atendimento e percebe que o tratamento está funcionando e que as coisas podem melhorar, aqueles sintomas que incomodam começam a melhorar, eu acho que esse é o caminho para o homem começar a se cuidar”, observou a médica.

Além da doutora Bruna, o médico Jairo Souza Júnior, especialista em psiquiatria, ministrou palestra sobre saúde mental, abordando principalmente, a depressão e a ansiedade. O médico Alessandro Tiaraju palestrou sobre a saúde do homem. O secretário municipal de Saúde Altair Timoteo de Araújo falou sobre o aumento da oferta de atendimento e das demandas relacionadas à saúde do homem.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *