Saúde do Estado alerta população para os cuidados com a baixa umidade do ar

311 0

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) alerta para o baixo índice de Umidade Relativa do Ar (URA) que, segundo a Defesa Cívil do Estado, neste período de seca, tende a ficar abaixo dos 30%. Sendo que o ideal é que esse índice fique acima de 60%. A situação exige alguns cuidados a serem tomados pelos moradores do Estado.
A baixa Umidade Relativa do Ar pode provocar complicações respiratórias devido ao ressecamento de mucosas e também da pele. Essas complicações podem envolver irritação nos olhos e sangramento pelo nariz, dentre outros sintomas. No nível ambiental aumenta o potencial de incêndios em pastagens e florestas.
Quando o índice de Umidade Relativa do Ar está abaixo de 30% a população deve evitar a prática de exercícios físicos a ar livre entre 10h00 e 16h00 e tomar medidas para umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água dentro dos aposentos e sempre regar os jardins duas vezes por dia.
Sempre que possível as pessoas devem permanecer em locais protegidos do sol, aumentar a ingestão de líquidos, trajar roupas leves, fazer refeições leves, evitar banhos mornos ou quentes e o uso excessivo de sabonete (com o objetivo de não prejudicar a oleosidade natural da pele).
Esses cuidados devem aumentar se a Umidade Relativa do Ar baixar a níveis mais críticos. Com índice de 20 a 12 por cento as recomendações são: suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, evitar aglomerações em ambientes fechados e procurar ajuda médica caso olhos e narinas apresentarem irritação.
A SES/MT coloca, à disposição dos gestores municipais de saúde, informações referentes à qualidade do ar em cada um dos 141 municípios e que é importante que essas informações e os cuidados com a saúde sejam repassados à população para que ela fique instruída quanto as melhores formas de proteger a sua saúde em situações em que os níveis de Umidade Relativa do Ar podem prejudicar a qualidade de vida dos moradores do estado.

Fonte: Secretária de Estado de Saúde
Colaboração: Dra. Tatiane Cristina Ferri

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *