Saúde de Campo Verde promove semana de combate à hipertensão

442 0

Ocorre a partir desta quarta-feira (02/05) em Campo Verde, uma mobilização da Secretaria de Saúde do município com o objetivo de conscientizar a população sobre a gravidade do problema da hipertensão e seu tratamento, além de educar com medidas preventivas e de combate à doença. As atividades serão realizadas na Praça Papa João Paulo II e irá se estender até sexta-feira (04/05). A campanha inclui orientações, exercícios físicos, testes de glicemia, informações sobre cuidados nutricionais e cálculo do índice de massa corpórea (IMC), além de aferição da pressão arterial.
Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Dirce Guollo, as unidades de saúde também irão desenvolver um trabalho de educação em saúde no âmbito de conscientizar a população sobre os riscos desta doença silenciosa que é a hipertensão.
Segundo o secretário de Saúde, Wisley Clemente, a importância desse tipo de mobilização é reforçar os trabalhos que já são feitos ao longo do ano com o objetivo de acompanhar a população de hipertensos do município.
“A hipertensão é uma doença que expõe a pessoa a riscos de morte muitos sérios. Então, nesta semana, fazemos um trabalho de intensificação de nossas atividades para mostrar às pessoas a gravidade do problema. É uma doença que as pessoas precisam ser constantemente educadas e lembradas sobre quais são os fatores de risco, como prevenir e como combater”, explicou Wisley.
Doença: A hipertensão é uma doença que atinge um grande número de pessoas em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 30 milhões de brasileiros têm hipertensão e outros 12 milhões têm a doença, mas sequer sabem. Estima-se que apenas 10% dessa população fazem regularmente acompanhamento médico e segue as orientações. Embora o problema ocorra predominantemente na fase adulta, o número de crianças e adolescentes hipertensos vêem aumentando a cada dia. Em Campo verde Temos 144 Diabéticos e 2.584 Hipertensos.
Controlar o stress faz parte das medidas necessárias para o controle da hipertensão arterial. Mudar hábitos nem sempre é fácil, no entanto, algumas dicas podem favorecer essa mudança. Como estabelecer prioridades no início do dia, organizar o tempo, dedicar uma parte dele para o lazer – nem que seja por alguns minutos, aprender a relaxar durante as atividades, praticarem exercícios, efetuar as refeições de forma pousada, preferindo as verduras, frutas e legumes. Não misturar as questões de casa com as do trabalho, não lutar contra os problemas que não podem ser resolvidos de imediato. Não lutar pela posse da verdade, achando que o outro está sempre errado ou contra você.
Medidas Preventivas na Hipertensão Arterial
• Mudar o estilo de vida
• Controlar o stress
• Manter o peso adequado
• Reduzir o sal da comida
• Moderar o consumo de bebidas alcoólicas
• Praticar exercícios físicos aeróbicos
• Parar de fumar
• Tomar os medicamentos indicado pelo médico mesmo que não esteja sentindo nada.

Assessoria de Imprensa

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *