Safra brasileira 2012/2013 deve demandar 20 mil caminhões a mais para escoamento, diz trading

233 0

Portal do Agronegócio

 
Diretor da Noble Group afirma que licenciamento de veículos novos foi reduzido em 30% ante 2011
O diretor de Logística da trading Noble Group, Ricardo Nascimbeni, disse nesta quarta, dia 28, que o crescimento da produção brasileira de grãos na temporada 2012/2013 demandará cerca de 20 mil caminhões a mais para escoamento da safra. Neste ano, contudo, o licenciamento de caminhões novos foi reduzido em 30% ante 2011, destacou ele durante o Fórum Safra Recorde de Grãos: Os Desafios da Logística em 2013, promovido pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e pela Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (ABIOVE).

O crescimento da frota e de motoristas é menor à necessidade da safra 2012/2013 — informou.

Ressaltando a atual dependência da matriz logística brasileira do transporte rodoviário, ele sinalizou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) precisa contribuir para a expansão da frota de caminhões.

São nesses momentos que decisões do governo são importantes. A possibilidade de se comprar caminhões com taxa de juro incentivada está em linha com o que nós precisamos — acrescentou.

Quanto à Lei dos Caminhoneiros, Nascimbeni disse que a medida deve agravar a escassez atual de transporte de cargas.

Não estou aqui para criticar a Lei, mas acho que precisamos rediscutir o prazo de vigência — alertou.

Para Rogério Martins, diretor da Associação do Transporte Rodoviário Brasil, as empresas transportadoras não conseguirão aplicar 100% da Lei por causa da infraestrutura logística do país.

Uma das grandes dificuldades, sem duvida, é a falta de local para cumprir as paradas obrigatórias — comentou.

Referindo-se ao aumento da produtividade agrícola ano a ano, Martins avaliou que é preciso migrar o transporte de commodities agrícolas para outros segmentos.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *