Representantes da OIE visitam em Mato Grosso fazenda e frigorífico de peixe

328 0

Segundo maior produtor de peixes de água doce do Brasil, Mato Grosso recebe representantes da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE), acompanhados de dois servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A passagem pelo estado tem como objetivo conhecer e avaliar o serviço de defesa sanitária animal no setor da piscicultura, além de ver como funciona o sistema de produção e abate de peixes.

piscicultura-reproducao-internet(2)

A missão conta com três representantes da OIE, que já visitaram os estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. A visita em Mato Grosso teve início nesta segunda-feira, 26 de outubro, e segue até hoje, 27. Após Mato Grosso, o grupo segue para Brasília.

Em Mato Grosso a missão da OIE visitou na segunda-feira a sede do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) para conhecer a estrutura do Serviço Veterinário Oficial (SVO) e o Programa Estadual de Sanidade Aquícola, além de uma fazenda em Campo Verde.

Já nesta terça-feira o grupo visitará um frigorífico em Nossa Senhora do Livramento, que possui Serviço de Inspeção Federal, bem como a Unidade Local de Execução (ULE) do Indea, localizado no Parque de Exposições de Cuiabá.

Conforme a médica veterinária do Mapa, Marina Delphino, que acompanha os especialistas da OIE, após a visita em Mato Grosso um relatório com análise dos estados visitados será elaborado pelos representantes da OIE com recomendações.

O presidente do Indea, Guilherme Nolasco, destaca que a visita serve como um norte para a implantação de medida para serem aplicadas em Mato Grosso no setor da aquicultura.

A elaboração do relatório será importante para um alinhamento com as normas internacionais e, consequentemente, uma maior eficácia do programa estadual”, declara Nolasco.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso em 2014, no comparativo com 2013, perdeu posição e caiu para o posto de segundo maior produtor de peixes de água doce do Brasil. A liderança foi tomada por Rondônia que em 2014 produziu 75,023 mil toneladas, enquanto Mato Grosso 60,946 mil toneladas. Em 2013 o estado havia produzido 75,6 mil toneladas. Apesar da retração na produção mato-grossense, Sorriso manteve-se como líder entre os municípios brasileiros produtores com 21 mil toneladas.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *