Projeto da Energisa troca lâmpadas gratuitamente em Tangará, Nova Brasilândia e Jaciara

340 0

População pode ter dicas de economia de energia de forma divertida com teatro que acontece hoje à noite.

Que tal trocar lâmpadas antigas por outras novas e mais econômicas sem custo nenhum? O projeto Nossa Energia, da Energisa, já está nas estradas mato-grossenses levando mais do que orientações sobre como economizar energia: dando a possibilidade disso acontecer. Quem quiser trocar lâmpadas de fluorescentes ou incandescentes pelas de LED só precisa ir até o local do evento com RG, CPF e uma conta de energia. Poderão ser trocadas até quatro lâmpadas por cliente. Nessa semana, os caminhões estão em Tangará da Serra, Nova Brasilândia e Jaciara.
O projeto Nossa Energia foi criado em 2015 pela Energisa e desde então, tem percorrido o Estado levando conhecimento sobre eficiência e segurança no uso da energia.  Somente no ano passado, mais de 290 mil lâmpadas foram substituídas em Mato Grosso, beneficiando cerda de 60 mil clientes. Para isso, o projeto percorreu 88 municípios.
O atendimento acontece das 08h às 11h30 e das 13h30 às 17h. O Nossa Energia fica nos três municípios até amanhã (07). Hoje no início da noite a população pode conhecer mais dicas de como economizar energia com o teatro “O inimigo invisível”, que também é gratuito e começa às 18h30.
Na próxima semana, o projeto segue para Barra do Garças, Rondonópolis e Campo Novo do Parecis. Para saber por onde o caminhão passará é só visitar a página da Energisa Mato Grosso na internet.
O projeto conta com três caminhões climatizados e completamente adaptados para se transformarem em uma espécie de laboratório, equipados com tecnologia de ponta, incluindo projeções interativas e a realização de experiências. A lateral do baú do caminhão se expande e se transforma em uma sala de aula/laboratório, com um projetor multimídia, um comparador de lâmpadas incandescente, fluorescente compacta e LED.
O veículo também pode se transformar em um palco, que será usado para as apresentações teatrais. Nestes caminhões acontecem palestras sobre uso econômico e seguro de energia elétrica. É nesse mesmo ambiente, que a equipe do projeto faz a troca de lâmpadas.
O projeto Nossa Energisa faz parte do Programa Energia Eficiente, da Energisa, seguindo as normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE).