Programas socioambientais abrem atividades do Dia Mundial da Água em Primavera do Leste

341 0

As comemorações pelo Dia Mundial da Água (22 de março) tiveram início nesta semana em Primavera do Leste, com atividades dos programas Saúde Nota 10 e Sanear é Viver no Centro de Ensino Aquarela do Saber. As ações, realizadas pela Águas de Primavera, têm a meta de orientar professores e estudantes sobre a importância dos serviços de água e esgoto para a saúde da população e a preservação do meio ambiente.
image004
Nesta primeira etapa do programa em 2016, mais de 150 alunos do Jardim ao 1° ano do Ensino Médio do Centro de Ensino Aquarela do Saber foram beneficiados com o Saúde Nota 10 nesta quarta-feira (16.03). A proprietária da instituição, Rosane Mastella, elogiou a iniciativa e ressalta que as ações do programa complementam as atividades desenvolvidas pela escola. “As palestras foram ótimas. Nós já trabalhamos com temas relacionados ao consumo de água e tratamento de esgoto nas salas de aula e este projeto veio complementar de uma forma muito simples para o aprendizado das crianças”, explica.

O aluno do 6º ano, Carlos Eduardo Francisco Dias, participou da palestra e afirma que devemos ficar atentos ao consumo exagerado da água. “Sempre devemos observar as instalações de água das nossas casas para ter certeza de que não há vazamento, pois isso evita o desperdício de água”, ressalta. Já o estudante Bruno William Herane, do 8º ano, gostou muito da palestra e diz que a forma como água e o esgoto são tratados chamou muito sua atenção. “Precisamos preservar o nosso ambiente, fechar as torneiras e não jogar lixo na rede de esgoto, porque isso pode prejudicar a natureza e a nossa saúde”, destaca.

Além das palestras, os estudantes receberam a revista de educação ambiental “Mundo Encanado” e um jogo de quebra-cabeça, para estimular a buscarem informações e produzirem trabalhos sobre o saneamento. O Programa Saúde Nota 10 inclui também um concurso cultural, que premiará os alunos que produzirem os melhores desenhos, frases e redações sobre o tema “Água e Esgoto Tratados: Saúde para todos”. O programa será finalizado na escola no mês de maio e os estudantes terão a oportunidade de participar de apresentações teatrais sobre meio ambiente e saneamento.

Voltado para os professores, o Programa Sanear é Viver incentiva os profissionais a trabalharem em sala de aula assuntos relacionados ao saneamento básico. O programa promove um concurso de planos de aula e, como fomentadores e multiplicadores, os docentes devem aliar os temas às disciplinas ministradas e os melhores trabalhos, com aplicabilidade em sala de aula, serão premiados.

Em 2015, mais de 2.900 alunos de escolas da rede municipal de ensino de Primavera do Leste participaram de atividades culturais e educativas voltadas para a preservação do meio ambiente.

Para mais informações sobre as ações e projetos sociais desenvolvidos pela Águas de Primavera, acesse www.aguasdeprimavera.com.br ou ligue 3498-2221.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *