Professor é agredido e xingado por aluno após levar advertência

450 0

Do: Olhar Direto

Foto: Reprodução

 

 

 

Um professor da Escola Estadual Raimundo Pinheiro da Silva, localizada no Bairro Shangri-lá, foi agredido por um aluno na manhã desta terça-feira (12), durante horário de aula. As informações dão conta de que o estudante empurrou e xingou o professor, após levar uma advertência.

De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc), o adolescente, cujo nome não foi informado, levou um baralho em sala de aula para jogar. Ao ser flagrado pelo professor, foi retirado de sala e encaminhado para a coordenação.

No entanto, ao retornar para a sala de aula, o aluno ameaçou o professor e tentou agredi-lo com um soco, mas foi impedido por outros estudantes.

Em seguida, o educador acionou a Polícia Militar e registrou um boletim de ocorrência. O Conselho Tutelar acompanhou o caso, junto com os pais do adolescente.

Ainda conforme a nota da Seduc, o menor já tinha histórico de comportamento indisciplinar, e após o episódio, foi transferido de unidade escolar.

Confira na íntegra a nota de esclarecimento da Seduc:

Sobre a ocorrência na EE Raimundo Pinheiro, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informa:

1 – A gestão da unidade escolar adotou todos os procedimentos necessários, seguindo o regimento interno da escola;
2 – Os pais do aluno foram chamados na unidade e informados sobre o ocorrido e as consequências do ato do estudante;
3 – Como já havia histórico de comportamento indisciplinar do aluno, a gestão da escolar tomou a decisão, em último recurso, de acordo com o regimento, de promover a transferência do mesmo para outra unidade da rede;
4 – Seguindo os procedimentos, um boletim de ocorrência na Polícia Civil foi registrado pelo professor para que sejam apurados os fatos;
5 – A Seduc lamenta o ocorrido e destaca que está acompanhando o andamento das investigações e dando suporte ao servidor e à família do estudante;
6 – Ressalta ainda que sempre atuou para promover a Cultura de Paz nas unidades escolares da rede estadual de ensino. Entre as atividades, implementou o Anjos da Escola, um programa com diversas ações integradas para reduzir a evasão escolar, combater a indisciplina, a infrenquência e a infração no ambiente escolar;
7 – A equipe tem realizado um diagnóstico das unidades com maior índice de infrações para aumentar as ações preventivas, como palestras, capacitações e cursos para a prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack, entre outras drogas, além dos casos de bullying.
8 – Os pais e professores também estão sendo capacitados para identificar e prevenir as situações de risco.
9 – A Seduc também tem ampliado os programas que funcionam no contraturno das aulas, como os projetos de Educomunicação e Prinart, este envolvendo atividades como música e arte, além do Rede Cidadã, desenvolvido pela Polícia Militar, para diminuir as situações de risco.