Produtores de Soja no estado estão antecipando a compra de sementes para a safra a 2012/13

287 0

Os produtores rurais de Mato Grosso estão antecipando-se e comprando as sementes para a próxima safra de soja (2012/13), que começa a ser semeada somente em setembro. A manobra pode gerar economia e acesso às sementes de melhor qualidade, pontua o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea).

A estimativa é que sejam semeados 7.4 milhões de hectares e os agricultores do Estado já garantiram 88% das sementes da oleaginosa – avanço de 14 pontos porcentuais em relação ao mesmo período do ano passado.

“Quem chega primeiro consegue as melhores variedades de soja, que podem resultar em ganhos produtivos mais pra frente”, atesta o Imea, no último boletim semanal da soja divulgada pelo instituto.

E segundo os técnicos do Imea a cultura de compra de insumos de forma antecipada vem se concretizando entre praticamente todos os produtores. Na safra 2010/11, até o mês de abril, 69% das sementes já haviam sido compradas. Já na safra seguinte, 2011/12, a evolução das compras atingiu 74%. Já para a safra 2012/13, o índice de garantia das sementes é de 88%.

Conforme o boletim da soja, os produtores estão aproveitando os preços atuais do insumo. O custo da semente por hectare, segundo dados do Imea, é registrado para a safra 2012/13 em R$ 94.23.

O custo total de lavouras de soja em Mato Grosso, levando-se em consideração todos os gastos (adubação, defensivos agrícolas, custos de maquinários, assistência técnica, armazenamento, entre outros) gira em torno de R$ 1.8 mil por hectare.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *