Primeira obra da Copa do Mundo se arrasta há três anos

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Rotatória do Coxipó do Ouro, na MT-251: obra foi feita e refeita, com mais gastos para o Estado

Do: MidiaNews

 
Trabalhos não têm data para serem retomados, segundo o Governo do Estado

Cinco anos após a realização da primeira licitação, cancelada sob justificativa oficial de “falta de verbas”, a duplicação da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Cuiabá a Chapada dos Guimarães, continua sem prazo para ser concluída, segundo informações da Setpu (Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana).

Anunciada como “a primeira obra da Copa de 2014”, a via continua com problemas em parte dos 17,2 km, que já deveriam estar recapeados e duplicados.

A obra, no trecho que liga o trevo da Estrada da Guia até o trevo do Manso, é de responsabilidade da empresa Cavalca Engenharia, que, em 2009, venceu a segunda licitação feita pelo Governo do Estado, com o valor de R$ 17,4 milhões.

Porém, dos 17,5 km contratados na segunda licitação, apenas 13,1 km foram implantados e vários trechos estão em condição ruim.

Como a duplicação não foi finalizada, o governo chegou a instalar blocos (conhecidos como “gelo baiano”) de concreto no trecho até à Fundação Bradesco, no bairro Jardim Vitória, a fim de dividir a pista. Tal ato causou inúmeros acidentes – alguns fatais.

Após pressão da sociedade e da Assembleia Legislativa para a retirada dos blocos, o governo acabou com divisão improvisada, no final de junho.

Na ocasião, o secretário de Estado de Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves, afirmou ao MidiaNews que o projeto anterior foi cancelado e a empresa precisou fazer alguns reajustes, que foram pedidos pelo Estado, a fim de adequar a obra às mudanças exigidas.

“Antes, naquele trecho, não havia tanta especulação imobiliária e, por isso, o projeto precisou passar por readequações, como instalação de canteiros e passeios”, afirmou o secretário, na época.

Desde 11 de novembro de 2009, quando a obra foi iniciada, R$ 15,2 milhões já foram investidos no local.

Estágio da obra

Segundo a Setpu, a duplicação do trecho compreendido entre o trevo do Manso e o trevo Coxipó do Ouro – que, recentemente, passou por reformas e readequação devido ao grande número de acidentes registrados no local – está em fase final de obras.
Para a secretaria, a rotatória de acesso ao Coxipó de Ouro era provisória e a definitiva foi construída “no momento oportuno”.

Já o projeto de duplicação do trecho de 3,5 km, localizado entre o trevo da Guia e o trevo da Fundação Bradesco, precisou passar por readequações.

Agora, o projeto está sendo analisado pela equipe técnica da Setpu, mas a pasta já afirmou que a obra não tem data para ser retomada.

Supervisão

Mesmo assim, no início deste mês, o governo realizou uma nova licitação para execução dos serviços de supervisão, acompanhamento e controle de pavimentação asfáltica das obras de duplicação desse trecho de 3,5 km, que deverá ser feita pela Exímia Engenharia e Consultoria.

A duplicação do restante da rodovia, subtrecho compreendido entre o trevo que dá acesso ao Lago do Manso (logo após o Posto da Polícia Militar) até a entrada de Chapada dos Guimarães, que soma 44,2 km, ainda não foi licitado.

Segundo a Setpu, o trecho está em fase de conclusão do processo de licitação do EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental).

Depois da conclusão desse estudo, mais dois editais deverão ser lançados, para escolha das empresas responsáveis pela elaboração do projeto de duplicação e para execução da obra de duplicação.

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