Pressionado por cenário externo, dólar abre em forte alta e rompe os R$1,98

403 0

 
SÃO PAULO – Sem alívio nos mercados externos, o dólar comercial inicia a semana (14) com forte alta de 1,43%, cotado a R$ 1,984. A moeda segue pressionada pelo front europeu, marcado pela Grécia que tenta mais uma vez formar um governo de coalizão e tudo indica que novas eleições deverão ser convocadas para o próximo mês. A dificuldade encontrada por Atenas para definir um novo governo só faz aumentar as chances de que a Grécia deixe o bloco de países com moeda única.
Na Alemanha, a semana também não começou nada bem para os que apostam na austeridade do bloco. No domingo, o partido de Angela Merkel foi derrotado nas eleições da Renânia do Norte-Vestfália, o Estado mais populoso da Alemanha e um dos mais importantes no cenário político do país.
“Este embate interno torna-se relevante à medida que a Angela Merkel segue defendendo a austeridade fiscal em todos os países da Europa, enquanto que o novo presidente da França, François Hollande, tenta reequilibrar a relação de força com a Alemanha, para fazer a Europa focar mais em politica de crescimento”, destaca Octavio de Barros, diretor de pesquisas e estudos econômicos do Bradesco.
Agenda apenas local
A agenda desta segunda-feira não contará com indicadores relevantes nos Estados Unidos e assim as atenções se voltam para o front doméstico, com o relatório Focus que trouxe nova redução da taxa básica de juro, a Selic, para 8,00% ao ano em 2012. Também por aqui, o Ministério de Comércio Exterior reportará o resultado semanal da balança comercial, previsto para as 15h (horário de Brasília).

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *