Prefeituras poderão ter contas de luz mais baratas

406 0

Chamada Pública abre oportunidades para que as cidades inscrevam projetos de eficiência energética em iluminação pública

Ruas mais iluminadas, vias mais seguras e economia nos gastos públicos. Esses são alguns dos benefícios que prefeituras mato-grossenses podem ter nos próximos meses. Isso porque a Energisa está com Chamada Pública aberta para projetos que busquem o uso eficiente de energia na Iluminação Pública, com a substituição das atuais por outras de LED.   As prefeituras podem inscrever seus projetos até o dia 27 de maio.
“Desde que chegamos aqui temos trabalhado para contribuir no desenvolvimento do Estado. Já investimos em projetos de eficientização de hospitais, órgãos públicos e instituições de ensino, sempre pensando em além de levar economia para os imóveis, também beneficiar a sociedade, como acontecerá agora com os projetos que serão analisados para a Iluminação Pública”, explica o analista em Inovação, responsável pela condução da CPP em Mato Grosso, Alex Fabiano Souza Silva.
Três milhões serão investidos nessa Chamada Pública. O valor máximo para investimentos deve ser de R$ 1 milhão por projeto. Os resultados serão divulgados no dia 14 de junho. Todas as informações, incluindo o edital, podem ser conferidas no site www.energisamatogrosso.gestaocpp.com.br. As inscrições podem ser feitas pelo mesmo endereço virtual.
“As lâmpadas de LED além de econômicas deixam o ambiente mais claro, por isso, falamos de aumentar a segurança. Esses projetos, por serem troca das lâmpadas e reatores, são realizados mais rápido, com a finalização ainda este ano. Isso significa que em menos de seis meses as ruas das cidades contempladas ficarão mais iluminadas”, avalia Alex.
Os programas de Eficiência Energética são regulados pela Aneel e podem atender projetos relacionados à geração de energia, substituição de equipamentos ineficientes e de melhoria em instalações elétricas por meio da utilização de fontes renováveis ou que tenham como finalidade o uso sustentável de energia elétrica.