Por problemas legais, Force India corre risco de não participar do GP da Bélgica

334 0

Do: Globo Esporte
Time foi comprado por grupo de investidores liderados por pai de Lance Stroll. Equipe apareceu em Spa-Francorchamps sem o logo antigo e nome do patrocinador principal

*Reprodução

Apesar de o grupo de investidores liderado por Lawrence Stroll, pai do piloto canadense Lance Stroll, ter comprado a Force India e salvo o emprego de 400 profissionais, o time pode não participar do GP da Bélgica por problemas legais.
Isso porque apesar de a venda ter sido conclúida, ela não contou com a autorização (pelo menos não há tempo hábil) de 13 credores indianos dos dois maiores acionistas do grupo, Vijay Mallya e Subrata Roy que, juntos, detinham 85% da empresa. Assim, o que o grupo de Stroll obteve foram apenas os ativos, como carros e outros bens. Enquando a antiga empresa, Force India Limited, permaneceu detentora do “ingresso” na Fórmula 1.
Logo, para o grupo de Stroll colocar os carros na pista, seria necessário um novo ingresso na categoria, como uma equipe completamente nova. E, ao mesmo tempo, a empresa que possui o ingresso, não possui os carros. Daí o entrave legal.

*Force India pode não disputar GP da Bélgica (Foto: Getty Images)

E a situação pode ficar ainda pior, já que com o novo ingresso (se tornando um novo time) a equipe não poderia receber o dinheiro que teria direito ao fim do ano por sua posição no Mundial de Construtores a não ser que os times rivais permitissem de maneira unânime. Ao que tudo indica, das outras nove escuderias, três não estariam de acordo com o procedimento.
A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) já está investigando as questões legais do caso e deve se pronunciar em breve.
Time já não usa o antigo nome e marca do primeiro patrocinador
A quarta-feira marcou o primeiro dia da imprensa no circuito de Spa-Francorchamps. E o que se viu foi uma Force India sem o antigo nome, que tinha a marca (Sahara) do patrocinador principal e que dava nome à equipe. Em vez de Sahara Force India, o time agora se chama apenas Force India F1. Mas para mudar completamente a marca e o nome, a escuderia terá de esperar até 2019, já que nenhum time pode fazer a alteração durante a temporada.