Pesquisa mostra queda preocupante de Pedro Taques com ‘efeito Riva’

311 0
Levantamento da Mark Pesquisas mostra que numero de indecisos é maior em Mato Grosso
Ludio, Pedro Taques e José Riva são os três principais candidatos ao Governo | Foto: Imagem
Ludio, Pedro Taques e José Riva são os três principais candidatos ao Governo | Foto: Imagem

O senador Pedro Taques (PDT), candidato a governador pela coligação “Coragem e Atitude para Mudar” experimentou uma queda preocupante nas intenções de votos. Caiu de 33,1% para 28,8%, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Mark. O segundo colocado é o médico Ludio Cabral (PT), candidato da aliança “Amor à Nossa Gente”, que apareceu com 22%. Atrás, em terceiro, está José Riva (PSD), com 16,2%. A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 29 de julho.

Lúdio Cabral subiu pouco comparado a pesquisa feita entre os dias 11 e 14 de julho, quando tinha 21,2%. O candidato da base aliada do Governo cresceu 0,8 pontos percentuais apenas. Já José Riva, entre uma pesquisa e outra, avançou 1,9%. Foi, de todos, o que mais cresceu nas intenções de votos, segundo o levantamento estimulado, divulgado nesta sexta-feira, 31, pelo site RDNews.

Segundo a pesquisa, o candidato José Roberto Cavalcante, do PSOL, tem 1,9% das intenções de votos e o jornalista José Marcondes Muvuca, do PHS, aparece com 0,9%.

Detalhe: a quantidade de eleitores indecisos é considerada extraordinária. É o que contingente que lidera a resposta sobre em quem votar na eleição marcada para 5 de outubro para governador de Mato Grosso. O percentual apurado pela Mark Pesquisa é de 28,9% – matematicamente maior que o percentual atribuído ao candidato Pedro Taques. Os que declararam que vão votar em branco ou anular o voto somam 1,8%.

De acordo com a publicação, os pesquisadores ouviram 1.193 eleitores de 71 municípios. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE, sob protocolo MT-00041/2014.

Na espontânea – quando o eleitor declina o nome de preferência sem auxílio da lista com nome dos candidatos -, o senador pedetista também impõe liderança com 11%. Lúdio aparece com 6,7%, com Riva quase empatado tecnicamente, já que pontua com 3,1%. Nesse caso, o universo de indecisos se eleva para 75,9%.

O deputado José Riva, por outro lado, apesar do avanço maior, lidera na rejeição. Segundo o RDNews, declararam que não votariam nele de jeito nenhum 20,2%. Muvuca enfrenta resistência de 7,1%, enquanto Taques é rejeitado por 5,4% e, Lúdio, por 4,4%. Em simulação de segundo turno, Taques bateria Lúdio (33,4% a 25,2%) e Riva (37,1% a 17,7%).

24 Horas News

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *