PF prende prefeito e mais 27 por desvios de até R$ 50 mi no ES

75 0

O prefeito de Presidente Kennedy (ES) foi preso nesta quinta-feira durante uma ação da Polícia Federal para desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes em licitações, superfaturamentos e desvio de verbas públicas no Estado. A Operação Lee Oswald – em referência ao homem considerado o assassino do então presidente americano John Kennedy – prendeu outras 27 pessoas e pretendia cumprir 51 mandados de busca e apreensão no total.
A investigação, iniciada há seis meses, aponta como líder da quadrilha o próprio prefeito do município. Segundo a PF, as licitações eram montadas a partir de editais que restringiam a concorrência e eram direcionadas para grupos econômicos previamente escolhidos, que simulavam legalidade do processo. Os desvios teriam chegado ao montante de R$ 50 milhões.
A PF afirma que a quadrilha era formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de três secretarias municipais, além do procurador-geral do município, integrantes da comissão de licitação, empresários e dois policiais militares, sendo um deles o comandante da Guarda Municipal. Um membro da executiva estadual do partido político do prefeito também participava do esquema criminoso.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro,